GC suspende buscas por bote desaparecido, mas mantém difusão de informações para navios nas proximidades

O Centro Conjunto de Buscas e Salvamento da Guarda Costeira (JRCC) suspendeu na tarde de ontem, domingo, as buscas pela embarcação de boca aberta de nome “Patrícia”, desaparecida desde o dia 31 de janeiro com três pessoas a bordo. O JRCC informa, entretanto, que continuará a fazer a difusão de informações do caso para os navios que se encontram nas proximidades, através dos meios disponíveis.

Em comunicado enviado à redacção do Mindelinsite, este serviço explica que a aeronave Falcon 50, pertencente a Marinha Francesa que vinha efectuando buscas desde sexta-feira passada, retomou os trabalhos ontem, domingo, cobrindo uma área de 7.820 milhas náuticas. “Iniciou as buscas às 9h10mn até as 12h50mn, fazendo contacto com alguns navios que se encontravam nas proximidades, contudo sem sucesso”, informa.

Por conta disso, prossegue, o JRCC decidiu suspender as buscas, mas continuará fazendo a difusão do caso para todos os navios que circulam nas proximidades de Cabo Verde. “Aproveitamos esta oportunidade para endereçar o nosso agradecimento à Marinha Francesa pela pronta disponibilidade em colaborar nesta missão de busca e salvamento”, acrescenta na referida nota.

O Centro Conjunto de Buscas e Salvamento recorda que a embarcação de boca aberta “Patrícia” desapareceu no dia 31 de janeiro, por volta das 12h47. Informações recolhidas junto dos familiares dos tripulantes revelam que o barco perdeu a sua propulsão na travessia entre as ilhas de Santiago e Boa Vista.

Esta teria sido avistada no mesmo dia, por volta das 22h30, ao largo de Ponta Cais na ilha do Maio, de onde seguia para a zona de Varandinha, na Boa Vista. Porém, a embarcação nunca chegou ao destino. 

Sair da versão mobile