As comunidades de Fonte Filipe, Ribeira Bote, Alto de Bomba-Monte Sossego e Ribeirinha em São Vicente celebram esta quinta-feira, 01 de junho, o Dia das Crianças com atividades recreativas e culturais. Todas as crianças estão convidadas a participar, independentemente de integrarem ou não o Programa Reforço Família e Protecção Infantil implementado pelo Centro Social SOS.
Segundo a directora do Centro SOS em S. Vicente, as actividades concentram-se hoje nas comunidades beneficiarias deste programa, orçado em 550 mil euros, que beneficia 200 famílias e 800 crianças. “As associações comunitárias de cada uma destas quatro comunidades vão fazer as suas actividades de forma individual. Mas, no dia 3, vamos fazer uma acção conjunta envolvendo também outras crianças de parceiros e outros”, declarou Graça Gomes.
Em Fonte Filipe, está previsto uma tarde cultural, no largo da Associação Intaentas, com jogos e muita diversão. “Vamos realizar s jogos tradicionais e um torneio de balizinha. Temos duas crianças que vão cantar na nossa tarde musical, entrega de medalhas e brindes, seguido de um lanche”, disse Riziane Andrade, realçando que as atividades iniciam às 15 horas e deverão abarcar entre 60 a 70 crianças. “Convidamos as crianças do programa, mas também todos os que quiserem estar connosco neste dia.”
Na Ribeira Bote, as crianças são convidadas a participar de corrida de saco, de ovos, de entre outros. “A ideia era iniciar com as atividades a partir das 9h30, mas pelo que vejo vamos atrasar um bocadinho. Esperamos envolver todas as crianças desta comunidade nas nossas brincadeiras, que vão acontecer dentro do polivalente. Teremos, para além das corridas de saco e de ovos, balizinha, corrida de 100 metros, tiro ao alvo, de entre outros”, explica Ronaldo Bento, que fala em um momento de união e de confraternização destas crianças.
Um dia de atividades é o que propõe a Associação Comunitária Recreativa e Social de Ribeirinha D’box de Jon Debra. De acordo com Esdras Lopes, vão realizar jogos e apresentar danças tradicionais. “Para além destas actividades culturais, organizamos um lanche para as nossas crianças e também um almoço. À tarde teremos cinema, leitura, pintura facial, entre outros. Esperamos em torno de 200 crianças vão participar das nossas atividades, tendo em conta que a nossa zona tem muitas crianças.”
Já em Alto de Bomba, as crianças participam a partir das 11 horas em jogos interativos, com direito a prémios, informa o presidente da Associação Comunitária, “Vini” Fortes. Para o fim-de-semana, têm programado torneios de futebol, basquetebol, provas de atletismo, de entre outras actividades.
O Programa Reforço Familiar e Proteção Infantil, refira-se, é financiado pelo Governo Alemão e Hermann Gmeiner Founds e preconiza a proteção integral da criança, através de um trabalho mais abrangente com as suas famílias em termos de cuidados parentais e autonomia financeira.