Está previsto para hoje o arranque de um torneio de bisca enquadrado no programa desportivo da festa de S. Pedro, que regressa após dois anos de interregno devido a pandemia da Covid-19. O leque de actividades desportivas inclui ainda competição de ouril, futsal, futebol-11 (sénior masculino, feminino, infantil e veteranos), regata, natação e corrida de resistência.
Além disso, a organização, que este ano está a cargo da Associação Comunitária de S. Pedro, preparou um leque de actuações culturais – que incluem dança e música – e uma campanha de limpeza no dia onze.
“Voltamos a celebrar a festa do nosso padroeiro após dois anos de interregno e esperamos uma boa adesão do público, apesar de o dia 29 cair no meio da semana”, comenta Wilton Santos, presidente da assembleia-geral da referida associação. Segundo esta fonte, foram convidadas pela Câmara de S. Vicente para organizarem essa festividade, que normalmente tem estado sob a responsabilidade de uma comissão.
“Esta festa costuma mobilizar muita gente, mas ultimamente a Câmara tem dado autorização para eventos culturais paralelos na cidade, o que discordamos. Tratando-se de uma romaria, tal como San Jôn, deveria ser proibida a realização de outras atrações, como espectáculos musicais. E ouvimos dizer que vai haver uma festa na praia da Lajinha”, comenta Wilton Santos.
Mesmo assim, este porta-voz conta com uma presença forte de festeiros em S. Pedro para assistir aos jogos e participar das actividades culturais, que decorrem nos dias 28 e 29. Neste último dia será celebrado um evento religioso na capela de S. Pedro e à noite haverá a entrega dos troféus aos vencedores das provas desportivas.