Farol no Ilhéu dos Pássaros vandalizado: IMP espera repor funcionamento ainda esta semana

O Farol Dom Luís, sito no Ilhéu dos Pássaros, no canal entre S. Vicente e Santo Antão, está inoperacional porque, segundo o IMP, os seus equipamentos foram vandalizados. O Instituto Marítimo e Portuário explica que, na sequência de alertas dados por pescadores de que o alarme que indica intrusão e abertura da porta da torre estaria soando, enviou uma equipa técnica ao ilhéu no dia 26 de julho que constatou que as fechaduras das portas tinham sido danificadas. Inclusive a da porta da torre onde se encontram os equipamentos e as baterias que alimentam o farol, facto que, conforme a instituição, demonstra que o farol foi alvo de actos de vandalismo;

“Neste momento, o IMP está a adquirir uma série de equipamentos e a reunir as condições para as intervenções no farol, na expetativa de poder repor a sua operacionalidade ainda durante esta semana”, informa o instituto em comunicado.

Devido a sua localização, o Farol Dom Luís, conforme o IMP, não dispõe de vigilância humana, mas sim de um sistema de alarme. Acrescenta que o acesso ao Ilhéu dos Pássaros é interdito ao público em geral, mas ainda existem prevaricadores que, diz o Instituto, perpetram actos como os agora constatados.

O IMP enfatiza que vem tentando consciencializar e sensibilizar a população para a necessidade da preservação dos faróis enquanto património histórico e cultural nacional e que constituem importantes equipamentos de ajuda à navegação. Porém, diz, essas estruturas continuam sendo alvo de sucessivos actos de vandalismo. Aproveitando o momento, o IMP volta a apelar para a necessidade de adopção de uma postura de maior responsabilidade na defesa desses bens públicos.

Sair da versão mobile