Faleceu esta sexta-feira, no Hospital Baptista de Sousa em São Vicente, o instrumentista José ‘Zé’ Paris, vítima de doença. Ficou conhecido como ‘baixista de Cize’, mas também acompanhou outros grandes da música cabo-verdiana, caso do Bau e do Vasco Martins. Tinha 51 anos.
Ao que conseguimos apurar, Zé Paris estava doente há vários meses. Chegou a viajar para o exterior à procura de tratamento, mas acabou por regressar para descansar em ‘casa’. ’De facto, estava bastante debilitado, tendo inclusive viajado para Portugal para tratamento. Regressou há cerca de duas semanas. Hoje chegou-nos esta triste notícia “, diz Kikas Silva, que se manifesta sentido com esta perda.
Também com sentimento de pesar, Jimmy Silva recorda Zé como um dos jovens que acompanhava os ensaios do grupo Kings. ‘Sempre tivemos bom relacionamento. Tocamos juntos por diversas vezes, acompanhando a maioria dos artistas de São Vicente, desde Dudu Araújo, Tito Paris, Bau, para além de Cesária Évora. Aliás, pelo tempo que trabalho com a diva ganhou a alma de ‘baixista d’Cize’.’
Paralelamente, Zé Paris tocou baixo acústico o elétrico em todos os discos de Bau. Também aparece no CD Dor di Mar (2011 ) de Tcheka e formou com Micau Chantre (percussão/bateria) e Vasco Martins (piano) o trio que gravou os temas do último álbum Azuris (2012).
Para Jimmy, o sentimento neste momento é de que nada é eterno e que nada fica, nada dura. ‘Cada um tem a sua hora de partir e não é programada. No caso, Zé estava a enfrentar muitos problemas de saúde. Tinha de fazer hemodiálise e, mais tarde, apareceram outras complicações’, lamentou.
Zé Paris faleceu no Hospital Baptista de Sousa, onde se encontrava internado desde o regresso a Cabo Verde. Durante o voo passou mal e tiveram de acionar uma ambulância, que o foi buscar no aeroporto. De lá, seguiu para o HBS, onde permaneceu internado até a sua morte, esta sexta-feira.
O funeral será realizado em data a indicar. Aos familiares, amigos e colegas de música, o Mindelinsite apresenta as mais sentidas condolências.