ERIS proibe comercialização de cosméticos com butylphenyl methylpropional, substância cancerígena

A ERIS – Entidade Reguladora Independente da Saúde – alerta os consumidores para evitarem utilizar produtos cosméticos que tenham na sua composição butylphenyl methylpropional, por se tratar de uma substância tóxica, capaz de provocar cancro. Nesse sentido, essa autoridade proibiu quem disponha de cosméticos fabricados com esse produto de as colocar à venda no mercado.

Através de uma circular, a ERIS deixa claro que é proibida a utilização da butylphenyl methylpropional em cosméticos muito usados por mulheres, por possuírem ingredientes proibidos na sua composição.

“A circular vem na sequência das recentes alterações ao Regulamento (CE) n.º 1223/2009, de 30 de novembro, que serve de referência à legislação nacional, e, consequentemente, proibindo a utilização em produtos cosméticos da substância 2-(4-tert-butylbenzyl) propionaldehyde (butylphenyl methylpropional), entre outras, por terem sido classificadas como substâncias cancerígenas, mutagénicas ou tóxicas para a reprodução (CMR)”, afirma a ERIS.

Esta autoridade reitera que a presente medida está em vigor desde 1 de março de 2022, data a partir da qual deixou de ser permitida a comercialização ou disponibilização ao consumidor dos cosméticos com a referida substância. A ERIS diz esperar que os operadores económicos no sector da cosmética venham a cumprir as directivas da circular informativa e assegura que nas próximas semanas vai efectuar uma fiscalização para certificar que os produtos foram retirados do mercado.

Em Portugal, o Infarmed ordenou também a suspensão do comércio de produtos que contenham a referida substância com os mesmos argumentos desde o dia 1 de março.

Sair da versão mobile