Equipa de mergulhadores encontra material orgânico na baía do Porto Grande 

O Gabinete de Crise anunciou esta segunda-feira, em conferência de imprensa diária realizada na sede da Polícia Nacional em Monte Sossego, que um material orgânico ainda por identificar – pode ser o corpo de uma pessoa ou de um animal – foi encontrado na baía do Porto Grande este fim-de-semana por mergulhadores da equipa norte-americana e da Guarda Costeira, com recurso a sonda e outros equipamentos hidrográficos. O material encontra-se sob muito lodo, pelo que as buscas vão ser suspensas por dois dias para se ver se o mar fica mais claro.

Vários objectos foram assinalados na baía do Porto Grande e, durante o fim-de-semana, fizemos a remoção da última viatura e também de uma grade com garrafas de gás que estavam próximas do caís de cabotagem. Foi assinalado também um ponto orgânico, mas não se sabe se se trata de um orgânico humano ou animal. Está a uma profundidade de loto muito elevada, pelo que os mergulhadores não conseguiram alcançar este ponto”, explicou a porta-voz do Gabinete de Crise, Vitória Veríssimo, lembrando que pelo menos duas pessoas permanecem desaparecidas desde as chuvas.

Por conta disso, sublinhou, decidiram suspender as buscas durante dois dias para ver se o mar fica mais claro para se reiniciar as buscas. Veríssimo anunciou ainda que as famílias alojadas iniciam hoje a mudança para as casas – que já estão equipadas com camas, mesas e outros mobiliários – para terem mais dignidade. Disse ainda que as casas já estão com água nos reservatórios e a electricidade está a ser garantida pela Electra. “As limpezas continuam com a retirada do lixo e dos entulhos.” 

Vitória Veríssimo indicou que hoje o Gabinete de Crise vai estar em uma reunião, que contará com a presença do Primeiro-ministro Ulisses Correia e Silva e do Ministro da Administração Interna, Paulo Rocha. “Esta reunião é exatamente para fazermos um ponto da situação de todo o trabalho que temos vindo a fazer desde o primeiro dia, da resposta rápida à emergência até hoje.” 

O Primeiro-Ministro, refira-se, está em visita oficial a S. Vicente de hoje até o dia 3 de setembro, para acompanhar as ações de resposta de emergência em curso em decorrência da situação provocada pela tempestade do passado dia 11 de agosto. Para além do encontro com os serviços da Proteção Civil, o programa inclui visitas técnicas a empresas e infraestruturas, e contactos diretos com famílias e pequenos operadores económicos afetados.

O Chefe do Governo visitará, entre outros locais, a zona de Chã de Alecrim/Estrada de Acesso às Pombas Brancas, o IMAR e Salamansa. Deslocará à Avenida 12 de Setembro e à Praça Estrela, com paragens em vários pequenos negócios afetados, e ao Condomínio Rosário, para verificar as condições de alojamento definitivo das famílias. Para o dia 3 de setembro, estão previstas visitas a empresas em zonas como Ribeira de Julião, Lazareto e Calhau, e um encontro com pescadores e peixeiras.

Acompanham o PM nesta missão os ministros da Promoção de Investimentos e Fomento Empresarial e da Administração Interna, a Secretária de Estado da Inclusão Social, o Presidente da Cruz Vermelha e o Chefe do Cluster da Federação Internacional das Sociedades Nacionais da Cruz Vermelha e Crescente Vermelho.

Sair da versão mobile