Enfermeiras no Lar fazem rastreio de diabetes e hipertensão arterial na PN

Cerca de uma centena de agentes afectos ao Comando Regional da Polícia Nacional  de São Vicente passaram ao longo desta manhã por um rastreio de diabetes e tensão arterial, uma iniciativa do projecto Enfermeiras do Lar. A enfermeira Aleida Delgado informa que o  objectivo era a promoção e a prevenção da Saúde e também assinalar o Dia Mundial da Saúde que se celebra hoje, 7 de abril. 

“Decidimos fazer hoje um rastreio de tensão arterial e diabetes. Começamos as 8 horas da manhã e terminamos às 11 h. Conseguimos atender uma media de 100 agentes da PN. Foi uma acção gratuita visando promover e prevenir a hipertensão arterial e as diabetes nesta classe profissional”, declarou. 

Para o efeito, foram destacados três enfermeiras e um administrativos. Mas esta não é a primeira fez que o projecto Enfermeiras do Lar realiza acções sociais. A 05 de março, por exemplo, estive na Lajinha, onde atenderam e partilharam conhecimentos lavadores de carro, diz a entrevistada Mindelinsite.  

Rastreio hipertensão arterial

Também estivemos na parte de trás do Mindelhotel onde estão muitos lavadores de carro, por serem pessoas com alguma vulnerabilidade e não se cuidam. Depois deslocamos para o Mercado de Peixe, onde pudemos partilhar informações e atender um número significativo de pessoas, numa parceria com a Cruz Vermelha e com a Delegacia de Saúde, que aproveitou para fazer algumas vacinas. Para estes atendimentos, estivemos acompanhados de uma nutricionista”, detalha. 

A ideia, afirma a enfermeira Aleida Delgado, é expandir as acções de caracter social e contemplar cada vez mais serviços e instituições, em consonância com o lema escolhido este ano pela Organização Mundial da Saúde, “Nosso Planeta, nosso lema” para assinalar o Dia Mundial da Saúde, 7 de abril. 

Este tema baseia-se, indica, nos grandes desafios que o mundo enfrenta, designadamente a pandemia da Covid-19, a poluição do planeta e a incidência crescentes de doenças, chamando a atenção para acções urgentes e necessárias para manter os seres humanos e o planeta saudáveis e promover um movimento para criar sociedades focadas no bem-estar. 

Sair da versão mobile