Encontradas ossadas em escavações na Capela de Flamengos

Foram encontradas pelo menos quatro ossadas no decurso das escavações na Capela de Flamengos, no quadro da reabilitação desta capela, localizada no Município da Calheta de São Miguel. O Instituto do Património Cultural (IPC), em parceria com a Câmara Municipal local, realiza escavações arqueológicas no interior e área circundante à capela.

Segundo informações disponibilizadas pelo IPC na sua página, no decurso deste trabalho, coordenado pela arqueóloga do instituto, Nereide Pereira, encontrou-se ossos humanos, que pelas primeiras análises, de rosto para cima e voltadas para o altar, apontam para pessoas ligadas ao clero. Foi ainda encontrado contas de rosário e outros artefactos na zona do altar.

Os vestígios encontrados, tanto no interior como no exterior da capela, prossegue, seguirão para análise mais aprofundada que ditará o curso dos trabalhos de reabilitação neste edifício construído em formato T, com dois corpos escalonados de um só pano delimitado por pilastras nos cunhais arrematadas por pináculos, rasgada por vãos de verga em arco pleno, com frontão triangular.

O Presidente do IPC, Hamilton Jair Fernandes e equipa, de visita às escavações referiu que as mesmas interpelam para uma investigação mais aprofundada da história do edifício e local, importantes para a criação de uma nova narrativa histórica voltada para o turismo cultural e religioso.

De referir que a reabilitação da Capela de Flamengos, enquadra-se no Plano Nacional de Reabilitação dos Edifícios Históricos, elaborado pelo Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas, através do IPC, e é financiada pelo Governo de Cabo Verde, através do Eixo IV do Programa de Reabilitação, Requalificação e Acessibilidades (PRRA).

Sair da versão mobile