DSSV inicia campanha contra Paludismo e Dengue e convida população de S. Vicente para limpeza geral no dia 9

A Delegacia de Saúde lançou ontem um apelo à população de S. Vicente para aderir em massa a uma mega-campanha de limpeza da ilha agendada para o dia 9 de agosto. A médica Jaqueline Cid espera que as pessoas façam parte desta iniciativa que visa assegurar um ambiente limpo em todas as localidades, em prol da saúde geral.

A mensagem foi expressa no acto de abertura de uma campanha de combate à proliferação de mosquitos, cujo objectivo maior é impedir a reentrada do paludismo e ocorrência de casos de dengue na ilha de S. Vicente. A Delegacia decidiu envolver várias crianças e adolescentes nessa operação e que serviram de veículos de disseminação de mensagens nas comunidades focadas nos cuidados com potenciais focos de criação de mosquitos. O grupo foi previamente formado para saber como abordar as pessoas e repassar as mensagens.

“Normalmente, as pessoas revelam uma maior atenção quando são abordadas pelas crianças. Além disso, a mensagem fica gravada para a vida nessas crianças”, faz notar a porta-voz da Delegacia de Saúde de S. Vicente.

A iniciativa envolveu cerca de 150 crianças associadas ao Espaço Jovem, em Ribeira d’Craquinha, e à Associação No Bai. Ontem, os contactos envolveram moradores das zonas de Ribeira d’Craquinha, Fernando Fó, Chã d´Vital, Chã de Marinha e Passarão. A intenção é levar a campanha a todas as zonas de São Vicente, cabendo a cada centro de saúde liderar o processo na sua respectiva localidade. Jaqueline Cid relembra que o período das chuvas se aproxima, daí a necessidade de se agir na prevenção.

Sair da versão mobile