A Polícia Judiciária deteve dois homens na cidade da Praia suspeitos de falsificação de documentos, posse de moeda falsa e de munições. Os envolvidos, com 23 e 49 anos de idade, ficaram a aguardar julgamento em liberdade, com interdição de saída de Cabo Verde e obrigados a apresentação periódica na PJ.
A investigação foi levada a cabo pela Secção Central de Investigação de Corrupção e Criminalidade Económica e Financeira, que efectuou uma operação no dia 14 na zona de Santaninha – Várzea com base num mandado de busca domiciliária emitido pelo 3.º Juízo Crime da Comarca da Praia. A mesma culminou na detenção em flagrante delito dos dois indivíduos. Segundo a Judiciária, um dos detidos foi identificado como o responsável pela elaboração de documentos falsificados, nomeadamente certificados de habilitações literárias, cartões de ambulante da Câmara Municipal da Praia e declarações da Direção-Geral dos Transportes Rodoviários.
Os documentos eram entregues a terceiros mediante contrapartida financeira, constituindo crimes de falsificação de documentos e uso de documento falso, previstos no Código Penal.
Durante a operação, os inspectores apreenderam na residência onde os arguidos vivem documentos diversos como certificados de habilitações literárias, cartões de ambulante da Câmara Municipal da Praia, uma arma de descarga elétrica e uma munição de guerra. Apreenderam ainda a quantia de 15.100$00 em moeda falsa – composta por duas notas de cinco mil escudos, três de mil, três de quinhentos e três de duzentos escudos – bem como 61.100$00 em moeda nacional legítima.
Os detidos foram presentes às autoridades judiciais para o primeiro interrogatório judicial, tendo o Tribunal da Comarca da Praia decretado, como medidas de coação, a interdição de saída do país e a apresentação periódica na Polícia Judiciária.