Administração do HBS pretende criar o serviço do Provedor do Utente dentro de meses

O Hospital Baptista de Sousa deverá passar a contar com o serviço do Provedor do Utente dentro de meses, segundo Helena Rodrigues, PCA do referido estabelecimento público de saúde. Em conversa com o Mindelinsite, a gestora do HBS explica que o grande objectivo é aproveitar o Núcleo de Gestão da Reclamação, criado há um ano, para transformar este embrião no Provedor do Utente.

“Criamos o núcleo de gestão da reclamação porque esta administração elegeu como uma das suas linhas-mestras a proximidade com o utente. Nada como disponibilizar um canal directo que os utentes podem usar para colocarem as suas reclamações e receberem as devidas explicações sobre os seus casos, através do número telefónico 5903007”, relata Rodrigues.

Este núcleo, acrescenta a PCA do HBS, funciona no gabinete de comunicação e imagem que, por sua vez, trabalha directamente com o conselho de administração do hospital central. Embora sem revelar dados estatísticos, Helena Rodrigues adianta que esse serviço tem ajudado a resolver situações em pouco tempo que, à primeira vista, poderiam parecer complicadas. “Constatamos que muitas reclamações surgem porque falta uma comunicação mais fluída”, pontua a gestora, que espera ver o serviço do Provedor do Utente instalado no HBS dentro de meses.

À partida, o Provedor será uma entidade independente protetora dos direitos dos utentes nessa unidade hospitalar.

Sair da versão mobile