Dengue progride em C. Verde com quase 6.000 casos confirmados

O Governo anunciou a realização de uma conferência de imprensa para abordar o quadro epidemiológico da Dengue, quando Cabo Verde já contabiliza dois óbitos ocorridos na Praia e nos Mosteiros, cinco internamentos hospitalares e quase 6.000 casos confirmados. Com a queda da chuva nas diversas ilhas, o Executivo acredita que pode ocorrer uma maior proliferação da doença.

O boletim remetido ontem pelo Ministério da Saúde revela que foram registados mais 325 casos suspeitos e destes 207 deram resultados laboratoriais positivos. A cidade da Praia continua a ser o ponto quente com 4.354 intectados e um total de 5.922 casos suspeitos. Conforme o boletim já foi registado um óbito na Capital e quadro pacientes estão hospitalizados neste momento.

O município de S. Filipe, na ilha do Fogo, é o segundo centro populacional onde a Dengue está bem instalada, com 464 infeções confirmadas entre 986 suspeitas. A seguir surge Mosteiros, também na terra do vulcão, onde 389 pessoas contraíram o vírus e foram registados 1.014 situações suspeitas.

O quadro epidemiológico parece estar estável na ilha de S. Vicente, com 18 infectados e 21 casos suspeitos e sem nenhum internamento. O boletim do dia 2 não aponta o apuramento de novos suspeitos.

Até ao momento, Tarrafal de S. Nicolau e Paul, em S. Antão, são os únicos municípios de C. Verde livres da dengue. Na Ribeira Brava, em s. Nicolau, foi detectado um caso em 2 suspeitos, enquanto na ilha das montanhas já foram encontrados 4 infectados na Ribeira Grande e um em Porto Novo. No Sal, o Ministério da Saúde reportou o apuramento de 3 casos positivos em 7 suspeitos.

Santiago é a ilha mais infetada com o vírus da dengue. Há situações registadas em todos os municípios, mas com menor incidência em S. Salvador do Mundo (14 casos), S. Miguel, com 10, e S. Lourenço dos Órgãos com 16 confirmados.

Na ilha do Maio, o boletim indica a existência de 183 infectados, na Boa Vista os dados apontam para 15 casos e na Brava já são 75 positivos.

No total, o Ministério da Saúde reportou ontem 5.957 casos de dengue a nível nacional. Foram confirmadas 207 novas infeções em 325 notificações. Há neste momento 5 pessoas internadas, sendo 4 na Praia e 1 em Santa Catarina do Fogo, município este onde há 22 casos positivos.

Dengue é uma doença aguda infeciosa febril transmitida pela picada de mosquitos Aedes aegypti.
Os sintomas mais frequentes são febre, dores de cabeça, dores no corpo, dores atrás
dos olhos, erupção cutânea, diarreia e vómitos.

Sair da versão mobile