A Delegacia de Saúde em São Vicente recebeu hoje de manhã uma viatura da empresa COPA, SA, que irá colmatar algumas dificuldades no transporte de pacientes para o Centro de Terapia Ocupacional da Ribeira de Vinha. Esta doação irá abranger diretamente cerca de 15 pacientes e ainda servirá de transporte dos profissionais de saúde para as zonas rurais.
“Temos três Unidades Sanitárias de Base aqui em São Vicente, o do Calhau, São Pedro e o da Salamansa. Em cada uma delas há um agente sanitário fixo e, além disso, todas as semanas deslocamo-nos aos locais com uma equipa formada por médicos, enfermeiros, psicólogos, nutricionistas, dermatologistas, entre outros”, afirma a coordenadora em enfermagem Marlinda Rocha.
Antes, problemas com a antiga viatura condicionava o transporte destes profissionais, mas, com a referida ajuda, estas comunidades serão melhor abrangidas, de acordo com esta fonte da Delegacia de Saude. “O carro que temos encontra-se ja deteriorado e, por isso, tinha que dar duas voltas, no mínimo, para poder carregar o pessoal todo”, acrescenta a coordenadora em enfermagem, para quem o trabalho agora será mais agilizado.
Esta parceria com a referida empresa de importação e comercialização de produtos aconteceu depois da DS-SV apresentar uma campanha às empresas e instituições do país, no inicio do ano, para a necessidade de aquisição de equipamentos. A tão “sonhada viatura”, que agora esta delegacia recebe, enquadra-se numa série de intervenções sociais que a COPA, SA tem vindo a realizar na ilha do Monte Cara.
Sidneia Newton (Estagiária)