Delegacia de Saúde quer transformar “PMI” da Bela Vista em Centro de Saúde

O centro de planeamento materno infantil da Bela Vista, mais conhecido por “PMI”, pode nos próximos tempos ser transformado num típico Centro de Saúde, mas mantendo os serviços que tem vindo a prestar à população mindelense. O Delegado de Saúde de São Vicente, Elísio Silva, assegura que, com esta ideia que pretende apresentar ao ministério, a população da ilha de S. Vicente só tem a ganhar. “Com a criação dos centros de saúde na ilha, que passaram a prestar os mesmos serviços que o ‘PMI’ da Bela Vista – como vacinação, atendimento a mulheres grávidas e anticoncecional -, tornou-se desnecessário um centro de saúde só para este tipo de atendimento”, explica Elísio Silva.

De acordo com este médico, dada a descentralização dos serviços antes prestados no PMI, diminuiu a afluência de pessoas àquele espaço. “Temos um grande número de funcionários que vamos aproveitar para dar vazão aos diversos tipos de pacientes da zona da Bela Vista, que normalmente procuram os centros da Ribeirinha ou de Monte Sossego. Vamos abranger toda a população da zona e arredores com atendimento em enfermagem e curativos e colocar outro clínico geral no espaço”, assegura a citada fonte.

A ideia a ser apresentada ao ministério da Saúde visa também levar a todos os centros de saúde de São Vicente um gineco-obstetra, serviço este que até então é possível apenas na Bela Vista. De acordo com este responsável da Delegacia de Saúde, esta medida irá melhorar o serviço de saúde na ilha do Monte Cara, por isso acredita que tem todas as condições para ser aceite pelo ministério da tutela.

Sidneia Newton (Estagiária)

Sair da versão mobile