A concessionária CV Interilhas concluiu a remoção integral do combustível do navio Liberdadi, que encalhou perto da Praia Negra, junto ao Porto da Praia, no dia 21 de abril, segunda-feira, após sofrer uma avaria no gerador durante a viagem entre as ilhas do Fogo e Santiago. A remoção do combustível, revela a empresa, é uma medida preventiva para evitar risco de contaminação externa.
Em comunicado, a CVI informa que, neste momento, está a avaliar as condições de estanqueidade e estabilidade do navio para posterior transporte para a ilha e São Vicente para docagem e reparação na CABNAVE. “Estamos a avaliar todas as possibilidades logísticas e operacionais para garantir a continuidade do serviço na Linha Sotavento”, lê-se na nota.
Enquanto isso, revela, o navio Dona Tututa irá reforçar os trajetos da linha Sotavento, enquanto a empresa equaciona outros recursos disponíveis em Cabo Verde. “A CVI está a colaborar ativamente com a Direção Nacional de Políticas do Mar (DNPM) para avaliar da disponibilidade de outros meios, avaliando tecnicamente o estado do navio Praia d’Aguada, com vista a um possível contributo futuro para a operação interilhas”, detalha a mesma fonte.
De acordo com a CVI, neste momento difícil, todos os colaboradores estão empenhados e a trabalhar com a dedicação para encontrar soluções que permitam garantir as deslocações interilhas atento o calendário da época alta, nomeadamente às Festas de Nhô São Filipe, na ilha do Fogo.
Termina dizendo que novas atualizações serão partilhadas em breve e, para mais informações, convida os clientes a contactar os seus serviços através do número 350 03 30 ou nas redes sociais oficiais.