Agravamento das condições meteorológicas e oceanográficas são as razões apontadas pela concessionária dos transportes marítimos, a Cabo Verde Interilhas – designadamente ondulações fortes, vagas largas e calema – para justificar o cancelamento das viagens para a ilha do Maio.
De acordo com um comunicado divulgado pela empresa nas suas redes sociais, foi cancelada a viagem prevista para as 11 horas deste domingo, 7 de maio, entre as ilhas do Maio e Santiago, ida e volta. Antes também já tinha sido cancelada a deslocação marcada para as 17 horas do dia 05 de julho, no mesmo percurso. “Todos os passageiros estão a ser contactados”, assegurava a CV Interilhas.
A concessionária informa que, desde a manhã de sábado, as condições meteoceanográficas vinham dificultando as suas operações, nomeadamente no embarque e desembarque de passageiros no Porto de Inglês. “Infelizmente, e apesar de todo o esforço e trabalho árduo da equipa da CV Interilhas para assegurar as viagens e garantir o desembarque em segurança de todos passageiros, o navio Kriola não conseguiu acostar esta manhã”, garantiu.
Segundo a empresa, após várias tentativas, quatro cabos partiram-se, impossibilitando a colocação da prancha para o desembarque fazendo com que este não se pudesse realizar. “Assim, e em virtude destas condições desfavoráveis, e priorizando sempre a segurança dos nossos passageiros e tripulação, o navio Kriola encontra-se de regresso ao porto da Praia.”
Isso devido a ondulação larga que provoca uma calema muito forte e impede as operações no Porto Inglês, tornando inviável o desembarque seguro, pelo que pede a compreensão de todos. A CV Interilhas pede ainda aos passageiros para permanecerem atentos às suas atualizações e, para mais informações, entrarem em contacto com o seu Call Center, ou pelas suas redes sociais.