Comunidade cabo-verdiana em Itália celebra Centenário de Amílcar Cabral 

Sob o lema “Diálogo entre cultura e solidariedade” a Comuna de Roma, Fundação Lelio e Lisli Basso, Tabankaonlus celebram o Centenário de Amílcar Cabral, no próximo dia 12 de setembro, na sala Carroccio da mesma instituição.

Por: Maria de Loudes Jesus

O centenário do nascimento de Amílcar Cabral, 1924-2024, representa o acontecimento mais importante dedicado à sua figura, sendo celebrado em vários países da África, Europa e Estados Unidos, graças as iniciativas e ao empenho de intelectuais, instituições, universidades e associações cabo-verdianas e guineenses espalhadas pelo mundo. 

O centenário atingiu uma dimensão global ao celebrar e preservar a memória histórica dos povos da Guiné-Bissau e Cabo Verde, promover e proteger a figura de Amílcar Cabral, ultrapassando e desafiando os negacionistas que já encontraram um parceiro no governo da Guiné-Bissau e em Cabo Verde com uma certa timidez entre sim, mas também não.

Comuna de Roma celebra Amílcar Cabral

No dia 5 de outubro de 2023, por ocasião do 50.º aniversário do assassinato de Amílcar Cabral, foi organizado um evento no Instituto S. Michele, em Roma, que contou com a presença de numerosos convidados. Entre as intervenções que se seguiram, destaca-se a do presidente do VIII Município de Roma, Amedeo Ciaccheri, que apresentou a proposta de dedicar um espaço público a Cabral, para que a sua memória se mantenha viva também na sociedade italiana. Foi uma oportunidade para que os cidadãos desta cidade conheçam e se confrontem com uma história maior, através da figura de Amílcar Cabral.

O Presidente Ciaccheri emocionou o público com um discurso apaixonado, no qual manifestou toda a sua admiração pela figura de Amílcar Cabral. A sua gratidão materializar-se-á no compromisso de promover esta iniciativa junto do Município de Roma e de acompanhá-la no seu percurso burocrático até a aprovação final. 

A proposta foi aprovada unanimemente na Comuna de Roma e neste momento encontra-se na última etapa Toponomástico, que vai decidir o espaço a ser atribuído a Cabral. Para fortalecer e apoiar a proposta de Ciaccheri foi criado um grupo informal que rapidamente recolheu centenas de assinaturas através da internet para reforçar a proposta de Amedeo Ciaccheri.

Mensagem à “Comissione Consultiva Toponomastico del Comune di Roma.”

Os cidadãos e representantes de associações agradecem a Comuna de Roma pela proposta de atribuir um espaço público  na ocasião do centenário de Amílcar Cabral.

“…. Agrónomo, poeta e principal artífice da independência da Guiné-Bissau e das ilhas de Cabo Verde, Cabral foi um dos mais importantes ideólogos e políticos de todo o processo de descolonização africano e um brilhante pensador da África contemporânea.

O seu nome permanece ligado à cidade de Roma que acolheu a histórica Conferência de Solidariedade com os povos das colónias portuguesas na qual o seu desempenho, incluindo na audiência concedida por Sua Santidade o Papa Paulo VI aos dirigentes da luta de libertação, foi determinante para o protagonismo que a capital italiana assumiu no panorama global da luta anticolonial nos anos 70.”

É o triunfo de Amílcar Cabral, da sua figura de político, filósofo, poeta, pessoa apreciada no mundo, amante do povo da Guiné-Bissau, de Cabo Verde e de toda a África. Não só. As mensagens transmitidas através dos seus numerosos escritos, das suas intervenções em diversas instituições como as Nações Unidas, dos seus livros, da sua poesia, transcendem o espaço da terra africana para se dirigirem a toda a humanidade em todo o mundo.

Sair da versão mobile