A Delegacia de Saúde de S. Vicente quer mobilizar todos os parceiros, especialmente a população, para uma mega-campanha de limpeza no dia 21 de setembro com o objectivo de combater o mosquito transmissor da dengue em todas as localidades da ilha. Por estes dias, agentes, funcionários da Câmara Municipal e militares têm estado a pulverizar áreas suspeitas e a fazer despistes, mas a DSSV decidiu agendar para daqui a 12 dias uma intervenção geral para combater potenciais focos de mosquitos.
Esta mensagem foi transmitida hoje à tarde à imprensa pelo médico Elísio Silva, que reforçou a informação sobre oito casos suspeitos detectados na localidade piscatória de Salamansa, após um alerta acionado pelo Hospital Baptista de Sousa. Este estabelecimento, conforme Silva, acabou por comunicar a Delegacia de Saúde sobre um paciente internado com sintomas da dengue e que chegou à Cidade do Mindelo vindo de uma ilha com casos de dengue confirmados.
“A Delegacia tomou logo medidas e fomos com uma equipa para Salamansa, onde fizemos despistes à população, principalmente das pessoas que moram perto da casa do suspeito. Fizemos testes e pulverização de quase toda a zona da Salamansa e também uma campanha de sensibilização porta-a-porta e com recurso a um carro sonorizado”, informa Elísio Silva, acentuando que estes procedimentos ocorreram na sexta e no sábado passado e que no domingo foi realizada uma ampla limpeza com a participação da Câmara de S. Vicente, das Forças Armadas e da população.
O quadro actual, conforme o Delegado de Saúde, aponta para casos suspeitos, que aguardam resultados laboratoriais da Cidade da Praia para onde foram enviadas amostras recolhidas em Salamansa. Neste momento, há uma pessoa internada no hospital e sete nas suas residências.
Elisio Silva faz questão de frisar que se está ainda a falar de suspeitas porque os sintomas são parecidos com uma gripe. Por uma questão de prudência, pede a todas as pessoas com esses sinais que contactem de imediato o centro de saúde da sua zona para despiste da dengue, uma doença que pode ser mortal.