A Câmara de São Vicente, representada pelo vereador do Pelouro da Proteção Civil, Anilton Andrade, o representante dos Serviços de Proteção Civil de Luxemburgo e Presidente da Liga de Resgate, Joel Biever, e os Bombeiros Municipais, assinaram esta quinta-feira uma convenção, que se traduz em apoio efectivo aos bombeiros municipais da ilha. O ato foi precedido da doação de alguns equipamentos de proteção individual e promessas de apoios em viaturas, formação, de entre outros.
Para Anilton Andrade, este é um marco histórico, protagonizado em conjunto com a comitiva de Luxemburgo, com o qual há algum tempo tem vindo a trabalhar através de video-conferências e que culminou com a assinatura desta convenção. “Sempre dissemos que era necessário um parceiro muito forte para nos ajudar com os problemas da Proteção Civil e Bombeiros de São Vicente. Acreditamos que esta convenção vai produzir grandes frutos. Desde logo, treinamentos, envio de equipamentos, de viaturas – ambulâncias, camiões e mistas – para nos ajudar com o parque auto dos bombeiros”, elenca.
O autarca vai ainda mais longe e perspectiva a vinda de equipamentos de proteção individual para mais de 45 homens. “Estamos a falar de algo enorme, mas faseado e envolvendo altos valores. Em termos quantitativos, acreditamos em um apoio maior do que a verba destinada aos bombeiros no Orçamento Municipal nos últimos anos, tendo em conta que estamos a falar da entrega de viaturas, de equipamentos de proteção individual, que são extremamente caros”, garante, lembrando que assumiu um compromisso de dotar a Proteção Civil e Bombeiros de melhor corpo e equipamentos possível.
Neste sentido, afirma, vê esta parceria com enorme entusiamo e diz esperar que a raiz hoje semeada venha a produzir frutos por longos anos. “Os ciclos políticos são curtos, mas a corporação dos bombeiros permanece. Há equipamentos que são de extrema importância, designadamente os de sapadores e os de proteção individual. No caso fardas para intervenção, que são mais urgentes. Igualmente viaturas, principalmente ambulâncias e de combate a incêndio. Temos um cronograma de trabalho entre a Liga de Resgate e os Bombeiros, que conseguiram fazer um planeamento faseado.”
Do lado da Liga da Proteção de Luxemburgo, Joel Biever explica que esta parceria está em linha com as conclusões do relatório do Banco Mundial intitulado “Diagnóstico de Preparação e Resposta a Emergências de Cabo Verde: Construindo uma cultura de preparação”. “Sendo este diagnóstico de boa qualidade e tendo sido financiado pelo Governo de Luxemburgo, este último está consciente das necessidades em termos de serviços de emergência, tanto do lado da Proteção Civil como dos Bombeiros”, frisa, assegurando que é objectivo da associação que representa reunir voluntários luxemburgueses a fim de contribuirem para melhorar as técnicas em todas as áreas de socorro.
A assistência da Liga de Resgate, disse ainda na sua intervenção, enquadra-se nas orientações e objectivos do Ministério dos Assuntos Exteriores europeu, da Defesa, Cooperação e Comércio Externo luxemburguês. “Luxemburgo e Cabo Verde têm uma solidariedade que remonta muitos anos, tendo conferido ao arquipélago o estatuto de país alvo ao nível da nossa cooperação. Estamos felizes de dar continuidade a esta solidariedade na área dos socorros.”
Em representação da Associação Olhos de Cabo Verde, Thierry Thieltgen falou de um pedido feito, em 2021, pelo comandante dos Bombeiros Municipais de São Vicente, Amilcar Barbosa Ganeto. Infelizmente, disse, foi um ano difícil para ele, que foi profundamente afectado pela Covid-19, mas logo que recuperou decidiu realizar um projecto. E hoje a associação se orgulha de mediar a parceria entre os bombeiros de Luxemburgo e os de São Vicente. “As futuras ações a serem implementadas vão melhorar os serviços prestados à população pelos bombeiros locais. Acredito que num futuro próximo a nossa associação vai ajudar os bombeiros na criação de uma sala de musculação”, pontuou, prometendo estar sempre pronto para ajudar a população de Cabo Verde.
Durante a sua estada em São Vicente, a comitiva foi recebida na Câmara de São Vicente e também pelos líderes de bancada do MpD, PAICV e UCID na Assembleia Municipal, visitou instituições ligadas à Proteção Civil, escolas, comunidades, de entre outros.