Centro Djunta Mon promove confraternização entre alunos e pais no final do ano lectivo e em celebração ao mês da criança

Cerca de 50 crianças apoiadas pelo Centro Djunta Mon, os seus pais e encarregados de educação estão a vivenciar um sábado diferente, graças a uma confraternização promovida pelo centro, cujo propósito, de acordo com monitor educativo Nuno Duarte, foi integrar estes responsáveis nas actividades dos seus educandos. Esta actividade recreativa e de lazer, que tem como tema a responsabilidade parental, assinala ainda o término do ano lectivo do centro e o Dia da Criança.

Segundo Nuno Duarte, o momento é de confraternização entre os pais e encarregados de educação das crianças apoiadas pelo centro. “Apoiamos este ano lectivo mais de 50 crianças, na sua grande maioria da comunidade da Ribeira Bote. São crianças que enfrentam dificuldades de aprendizagem e que aqui no centro recebem apoio e orientação nos estudos. Hoje encerramos as actividades do ano lectivo no centro e quisemos promover este momento de confraternização entre as nossas crianças e os seus pais e encarregados de educação, como forma de integra-los nas suas actividades”, detalhou. 

Para os efeitos, diz este entrevistado num exclusivo Mindelinsite, os alunos e os professores prepararam um conjunto de atividades desde dança (discentes do 5º ano de escolaridade), música (3º ano), teatro ( 4º ano) e poesia (6º ano). “Teremos ainda duas psicologas do Instituto Cabo-verdiano da Criança e do Adolescente (ICCA), que vão falar dos direitos e deveres das crianças e da responsabilidade dos pais e encarregados de educação; e quatro estudantes de Sociologia da Faculdade de Educação e Desporto da Uni-CV que vão fazer uma promoção da leitura”, enfatiza.

Nuno Duarte faz um balanço muito positivo deste ano lectivo, tendo em conta que iniciaram com 52 alunos e terminaram com 46. “Foi um ano lectivo muito positivo. No meu caso, foi a primeira vez que trabalhei com crianças. Gostei e aprendi muito com elas. Apesar das dificuldades, são crianças muito motivadas”, acrescenta este jovem que é formado em Ciência de Educação, realçando que, a par do apoio nos estudos, as crianças participaram de actividades no terreno, como por exemplo uma campanha de limpeza na praia da Lajinha e visitaram localidades fora da cidade do Mindelo. 

Testemunham ainda estas actividades, para além dos pais, encarregados de educação e parceiros, designadamente a OMCV- S. Vicente, Comunidade de Valores, Câmara Municipal, de entre outros. 

O Centro Comunitário Djunta Mon, refira-se, é coordenador por Alveno Soares, que desenhou este projecto junto com duas jovens suíças. Através do turismo, juntaram as suas forças em prol do social.  

Sair da versão mobile