Um grupo composto essencialmente por professores está concentrado em frente a agência de viagem da CV Inter-ilhas no porto do Tarrafal em pleno protesto por causa do cancelamento da viagem marítima entre as ilhas de S. Nicolau e de S. Vicente. Segundo os docentes Artur Brito e Angelina Santos, a ligação estava marcada para as 11 da noite de hoje, mas foi adiada supostamente devido ao estado do tempo. Dizem, aliás, que foram suspensas duas viagens, uma que deveria partir as 6 horas com o catamarã San Gwann e outra às 23 horas com o navio Inter-ilhas. O primeiro está parado em S. Vicente por causa de uma “auditoria interna” além do facto de o comandante estar doente, o segundo deveria partir hoje de S. Vicente para S. Nicolau, mas a viagem foi adiada devido a mau tempo.
“Estamos a reivindicar em frente a agência porque compramos passagem há mais de 3 semanas, mas temos notado o cancelamento e mudança de horários sistemáticos das viagens na última semana. Hoje deveríamos partir para S. Vicente e cancelaram a viagem por causa do tempo. Entretanto, o navio Praia d’Aguada partiu para S. Vicente e deve ainda ir para a cidade da Praia e regressar a S. Nicolau. Afinal há ou não há mau tempo?!”, questiona Artur Brito. Segundo este professor, ele e cerca de vinte outros docentes de diversas ilhas sentem-se bloqueados em S. Nicolau, sem dia certo para seguirem viagem e passar o Natal com a família. Este tem inclusivamente dúvidas se o protesto está a fazer efeito porque ainda a agência não lhes disponibilizou dados seguros sobre a situação.
O duplo cancelamento da viagem deixou a professora Angelina Santos indignada. Ela faz questão de frisar que está chateada porque quando adquiriu o bilhete estava escrito que a viagem seria no dia 20, no catamarã San Gwann. Entretanto, diz, fica a saber que o barco não iria fazer a ligação por questões operacionais, quando, salienta, o problema é na verdade o cansaço da tripulação e a doença do capitão do navio. Depois, acrescenta, era para viajarem no navio Inter-ilhas e de novo a ligação é suspensa. “Entretanto, Praia d’Aguada sai às 10 da manhã para S. Vicente e foi incapaz de aguardar para nos levar”, acrescenta essa professora, lembrando que sequer podem optar pela ligação aérea porque não há voos directos entre S. Nicolau e S. Vicente.
Carlos Dias, diretor operacional da CV Interilhas, confirma que a deslocação do navio Inter-ilhas a S. Nicolau para trazer os passageiros hoje à noite foi cancelada a pedido do próprio comandante da embarcação devido as fortes rajadas de vento. Como adverte, se a viagem fosse realizada nas condições do tempo iria demorar mais tempo que o previsto o que poderia colocar em causa a ligação programada do Inter-ilhas entre S. Vicente e Santo Antão pelas sete horas da manhã. “As pessoas correm para a comunicação, mas esquecem que não podemos controlar o tempo”, frisa Carlos Dias. Este garante que o navio Inter-ilhas vai partir amanhã para S. Nicolau onde deve chegar às 23 horas e iniciar o regresso a S. Vicente por volta da uma hora da madrugada. O navio deve chegar ao Porto Grande ainda a tempo de fazer a ponte com Santo Antão na primeira viagem do período da manhã.
Carlos Dias estranha a reclamação dos passageiros pelo facto de não terem viajado no navio Praia d’Aguada. É que, diz, foram os próprios professores que alegaram que não podiam embarcar logo de manhã porque ainda estariam a dar notas. Este lembra que Praia d’Aguada tem as suas deslocações programadas.
Kim-Zé Brito