Camião sufoca moradores da aldeia de Norte da Baia com fumaça tóxica

Um camião que fornece água ao centro social da aldeia do Norte da Baia tem estado a sufocar os moradores com a fumaça que produz. Como dois dos residentes explicaram ao Mindelinsite, o carro lança uma cortina de fumo tóxico durante o tempo que passa a encher dois tanques e deixa o ar praticamente irrespirável.  “A fumaça entra-nos em casa, mesmo quando fechamos as portas e janelas”, conta uma moradora.

Segundo esta fonte, que passou a residir na localidade faz três anos, o caso exige uma medida urgente da Câmara de S. Vicente porque o fumo é bastante tóxico. “Este é um caso de saúde pública”, considera.

A cada três dias, a população é obrigada a suportar essa situação devido ao estado do camião movido a gasóleo. Outra moradora diz que já falaram com os condutores e tentaram expor o problema à CMSV, mas tudo continua na mesma. Por isso a decisão de denunciarem o caso pela comunicação, na esperança que a denúncia venha a produzir efeito. Antes disso, entretanto, enviaram fotos ao movimento Sokols que as publicou no Facebook. Esse post provocou alguns comentários, entre os quais de Domingos Rodrigues, para quem esse camião é um autêntico poluidor. “Nos locais onde ele faz o abastecimento de água não se consegue passar ao seu redor… É um fumo horrível!!!” 

Abordado pelo Mindelinsite, o vereador Samuel Santos confirma ter recebido essa denúncia, acompanhada de fotos do camião. Este informa que colocou o colega Anilton Andrade ao corrente da situação, enquanto vereador pela área da saúde e bem-estar geral, mas adianta que ainda não puderam fazer nada porque precisam ter autonomia de decisão. “Precisamos discutir a funcionalidade da CMSV e ter poder de decisão e autonomia, o que ainda não aconteceu. Por isso continuamos a insistir em discutir esses aspectos com o presidente”, diz Samuel Santos, sem com isso se comprometer com a resolução do problema, por não dispor de poder de decisão.

Sair da versão mobile