Bombeiros e projecto Volunturismo juntos para sensibilizar sobre o risco de incêndio nas casas

A corporação dos Bombeiros de São Vicente e o projeto Volunturismo uniram-se para sensibilizar a população para o risco de incêndios nas habitações com uma marcha no dia 23 deste mês. O intuito desta ação é prevenir novas tragédias, como a que aconteceu na madrugada do primeiro dia do ano em Pedra Rolada, zona por onde começam a intervir com contactos directos.

“Vamos começar por Pedra Rolada não só porque é onde aconteceu o caso, que provocou a morte de três crianças, mas também por ser a comunidade onde reside o Volunturismo”, explica Ana Fernandes, uma das responsáveis do projeto.

A iniciativa partiu deste programa que alia o turismo ao voluntariado e promove ações dentro das comunidades e com associações. Desta vez quiseram trabalhar com os “soldados da paz” visto que chegou de Portugal uma voluntária que exerce a profissão de bombeira e que quis trocar experiências com a corporação da ilha e dar o seu contributo para as comunidades. 

“Elaboramos um flyer com recomendações de prevenção em habitações e vamos ao mesmo tempo falar com as pessoas e esclarecer as dúvidas. De porta em porta transmitimos outra confiança às pessoas”, acredita Elisabete Pamplona, voluntarista que se encontra pela primeira vez em São Vicente

Para o comandante adjunto dos bombeiros, Albertino Lima, há um défice de informação na população e, por isso, esta dinâmica foi bem acolhida por este corpo de intervenção. O trabalho, que deveria ser da proteção civil, é restringida apenas aos bombeiros de São Vicente que, por sua vez, têm as suas limitações, nomeadamente a falta de pessoal, algo que há algum tempo vem sendo referido. “Vamos aproveitar a saída com esta associação para ver a reação das pessoas, mas é algo muito importante e a população deve aderir”, acrescenta Lima.

A intervenção será nas zonas mais carenciadas, e não só. “Queremos abranger o máximo de pessoas para que possam saber como fazer para prevenir alguns incêndios”, assegura Fernandes. Este trabalho de sensibilização irá incidir também nas escolas e associações, como a delegação de São Vicente da Organização das Mulheres de Cabo Verde.

Sidneia Newton (Estagiária)

Sair da versão mobile