Chamadas de emergência (131) feitas na Baía das Gatas atendidas directamente no quartel dos bombeiros montado para o festival

O serviço dos bombeiros vai contar este ano com uma linha telefónica fixa na Baía das Gatas, o que constitui uma inovação e traz mais celeridade à resposta dada aos pedidos de socorro. Amílcar Ganeto, o novo comandante dos Bombeiros de S. Vicente, explica que quem estiver na Baía das Gatas e telefonar para o número 131, a chamada irá cair directamente no quartel montado nessa praia para dar assistência ao festival. Se a chamada for feita fora da Baía, é atendida no comando central da cidade. Se for um caso a ser tratado na Baia é feita a ponte.

“Esta é a primeira vez que teremos um telefone fixo 131 no nosso quartel na Baía. Se alguém estiver na praia e acionar o nosso serviço para um caso ocorrido nessa área podemos agir sem perda de tempo. Antes, a chamada era atendida sempre na central da cidade e depois repassada a informação para o pessoal no terreno”, explica Ganeto. Essa linha irá funcionar a partir das 16 horas de hoje, sexta-feira, até as 08 horas de segunda.

Durante os dias do evento, os bombeiros vão contar com uma equipa composta por oito efectivos, duas ambulâncias e um carro de combate a incêndio. Haverá sempre um chefe no comando das operações e um operador de rádio e telefone a postos. Amílcar Ganeto assegura que o serviço da cidade não será beliscado porque o trabalho na Baía será executado por pessoal de folga. O quartel dos bombeiros está situado atrás do Palacim da Câmara e, segundo Ganeto, os bombeiros estão prontos para responder aos pedidos de socorro.

Sair da versão mobile