O blackout ocorrido na noite de domingo para segunda-feira em São Vicente foi provocado por perturbações na rede de média tensão, informa a Electra em comunicado. As perturbações, detalha a empresa, originaram um curto-circuito em Mato Inglês, que se propagou pela rede criando outros constrangimentos.
O corte de energia provocou uma noite de “breu” em toda a ilha e, nalgumas zonas, a electricidade só foi reposta no dia seguinte, como aconteceu no caso de Vila Monte. Em outros bairros, designadamente pelos lados da Escola Técnica do Mindelo, a situação foi ainda mais grave. A normalidade foi restabelecida às 16 horas. Mas antes, na madrugada de sábado, já tinha havido um outro corte, que passou desapercebido por muitos.
Em comunicado, a Electra confirma que, nas últimas horas, tem enfrentado perturbação no fornecimento de energia elétrica após o ocorrido na rede MT que, na noite de domingo, 26 de maio, afetou toda a Ilha pelas 22h56. “Originalmente um curto-circuito na linha aérea de média tensão em Mato Inglês, que propagou pela rede criando outros constrangimentos de fórum técnico que, entretanto, as equipas especializadas vêm solucionando”, revela.
A empresa explica na nota que a reposição de energia estava em andamento e as equipas trabalhando para que a situação fosse resolvida no decorrer da tarde de segunda-feira.
De recordar que, durante o blackout, os moradores do complexo Casa para Todos na Ribeira de Julião tiveram os seus contadores de água roubados. Cumprindo a sua promessa, por volta das 12h30 deslocaram-se à Esquadra da Policia Nacional de Monte Sossego para formalizar a queixa. Já a empresa prometeu repor todos os contadores ainda nesta terça-feira.