Bispo do Mindelo preside ordenação sacerdotal do diácono Hernany Dias

Os católicos de S. Vicente vão estar em festa este domingo com a ordenação sacerdotal do diácono Hernany Dias, numa cerimónia que vai acontecer na Igreja Paroquial em Monte Sossego, com início às 10h30. Sob o lema “Curar os corações feridos”, a celebração será presidida pelo Bispo do Mindelo, Dom Ildo Fortes, e testemunhada por sacerdotes da Diocese, diáconos e fiéis.

Em comunicado, a Diocese do Mindelo informa que está a viver a alegria de uma nova ordenação sacerdotal de um filho desta Igreja, que vai ser Ordenado Presbítero para servir a Igreja e o Povo de Deus. “Anunciamos a Ordenação Sacerdotal do atual Diácono Transitório, Hernany Júnior Fortes Dias, de 27 anos de idade, natural da Ilha de São Vicente.”

Hernany Dias mostra-se convicto da sua vocação. “Quero ser Padre. O meu desejo é consagrar-me para sempre, sendo um Padre autónomo da Igreja. Um Padre para o nosso tempo que saiba também viver as dificuldades da pandemia com o seu povo, justamente num tempo difícil em que são precisos Ministros e homens que se disponibilizam a sanar a humanidade.”

Hernany Dias ingressou no Seminário Menor de São Jovem, na Praia, em setembro de 2013. Foi lá que concluiu o 12.º ano. No ano seguinte, 2014, viajou para Portugal para frequentar o primeiro ano de formação religiosa, no Seminário São José em Faro. Ali fez a etapa do Propedêutico. Em 2015, transita para o Seminário Maior de Évora, onde inicia os estudos filosóficos, no Instituto Superior de Teologia de Évora. Dois anos depois, em julho de 2017, muda-se para Roma e, no Pontifício Colégio Urbano, a partir de setembro de 2017, prossegue os seus estudos teológicos.

Foi admitido às Ordens Sacras no dia 19 de abril de 2018, tendo sido instituído leitor a 15 de novembro. A 12 de dezembro de 2019 foi instituído acólito. Regressou a Mindelo em 2020, após concluir as etapas formativas. Realizou o seu estágio pastoral no Seminário Diocesano Cristo Bom Pastor como Prefeito, colabora na Paróquia de Santo António na Ribeira de Craquinha em São Vicente e é animador espiritual da Pastoral Universitária.

Sair da versão mobile