Associação Julia Life ministra amanhã curso gratuito em gestão de primeiros-socorros em Fonte d’Inês

A associação Julia Life vai ministrar amanhã um curso gratuito em gestão de primeiros-socorros na zona de Fonte d’Inês. A formação vai decorrer num café onde, segundo o enfermeiro Carlos Feliciano, ocorreu uma paragem cardíaca, situação que acabou por impulsionar o projecto dessa organização vocacionada para a área da saúde pública.

O objectivo, segundo esse urgentista, é repassar para pessoas “comuns” as técnicas e intervenções a serem feitas nos primeiros sete minutos e que podem salvar vidas. “Muitas vezes as pessoas chegam ao serviço de urgência com um quadro preocupante que poderia ser melhor se tivessem recebido a devida assistência ainda no local da ocorrência do incidente”, comenta Carlos Feliciano. Segundo este formador, vai mostrar aos participantes os gestos que salvam numa situação de emergência.

A associação tenciona levar o curso para as localidades mais afastadas da ilha de S. Vicente, como S. Pedro, Salamansa e Calhau e, segundo Feliciano, esta iniciativa está a ser incentivada pelo próprio hospital central de S. Vicente. Cada sessão, entre a teoria e a prática, terá uma hora de duração. Os exercícios serão executados ao som do reggae “Could you be loved”, de Bob Marley, ritmo que equivale a 100 massagens cardíacas por minuto. Para Feliciano, essa música vai ajudar a criar um ambiente mais propício à participação.

Consoante a manifestação de interesse, a associação Julia Life vai alargando esse curso, que deve também envolver crianças. Aliás, Carlos Feliciano informa que adolescentes a partir dos 13 anos já começam a aprender técnicas de emergência na Europa. No “velho continente”, diz, a formação em primeiros-socorros é obrigatória e considerada um acto de cidadania activa.

Sair da versão mobile