A Associação Comunitária Ponta de Cinta, sediada em Corda, Santo Antão, presta homenagem a um grupo de pessoas que, ao longo dos anos, trabalharam incansavelmente para o desenvolvimento do sistema educativo local. Foram distinguidos professores reformados, monitoras do pré-escolar, cozinheiras, bem como individualidades envolvidas no sistema educativo local.
A cerimónia, realizada na comunidade de Corda, foi presidida pelo edil da Ribeira Grande que, no seu discurso, destacou a importância da educação na “transformação da sociedade” e no desenvolvimento sustentável das comunidades. Também foi reconhecido o apoio de Orlando Delgado para a melhoria da situação dos estudantes de Corda, seja ao nível dos transportes ou no seguimento dos estudos.
O autarca aproveitou para abordar a problemática da perda de população, apontando para a “necessidade de políticas que fixem as pessoas nas suas comunidades”. “Podemos levar eletricidade, água, estradas, mas se a economia não funcionar, se as pessoas não tiverem rendimento ao nível das suas ilhas e comunidades, vamos continuar a perder população”, declarou.
“Para que haja desenvolvimento é preciso que haja infraestruturas de fundo, nomeadamente a construção do aeroporto, que acreditamos irá acrescentar mais valias no desenvolvimento da ilha”, acrescentou, aproveitando para agradecer o esforço dos homenageados em prol do sistema educativo.
No seu discurso, a vice-presidente da Associação, Maria do Rosário Gomes, sublinhou o contributo de toda a comunidade na evolução do sistema educativo local. “Hoje é possível comparar os diferentes pontos de partida que marcaram e que marcam a etapa de cada jovem desta comunidade, seja no pré- escolar, seja no secundário ou universitário. Felizmente, as dificuldades têm sido colmatadas ao longo dos anos, graças a um conjunto de pessoas que não baixam os braços quando o objectivo é assegurar que todos tenham uma educação de qualidade. É isto que estamos hoje a reconhecer”, precisou.