As ilhas de S. Vicente e de Santo Antão foram contempladas com centenas de materiais enviados de Luxemburgo pela associação Black Boys e que já se encontram na posse dos serviços sociais da CMSV e da Câmara do Porto Novo. Além de roupas, brinquedos e equipamentos escolares, a lista inclui vários materiais hospitalares, como macas, andarilhos, cadeiras geriátricas…
O contentor chegou a Cabo Verde durante o período eleitoral, pelo que, explica Edmar “Maru” Oliveira, a entrega oficial ficou suspensa. O acto será agora formalizado. “Metade dos bens ficou em S. Vicente e a outra metade foi enviada para a ilha de Santo Antão. Os materiais foram recolhidos em Luxemburgo tendo em conta as necessidades dos serviços sociais, que muitas vezes precisam auxiliar pessoas com problemas de saúde. Faremos uma entrega formal de materiais no Lar dos Idosos”, frisa Maru, que decidiu aceitar o desafio do emigrante Cristiano Rodrigues para ser representante da associação Black Boys nas duas ilhas.
Parte dos brinquedos e roupas para crianças deverá ser entregue por esta altura do Natal durante um almoço de confraternização em pelo menos duas zonas carenciadas. Segundo Edmar Oliveira (9820795) pode ser contactado directamente caso alguém precise de um equipamento específico.
Esta é a primeira vez que a associação dos emigrantes cabo-verdianos em Luxemburgo envia donativos para S. Vicente. A organização pretende remeter ajudas do mesmo carácter para as ilhas do Sal, Santiago, Maio e Fogo.