O salão nobre da Assembleia Nacional será palco amanhã de uma gala artística, cuja receita será revertida para ajudar os pacientes em C. Verde a fazer o rastreio e tratamento do cancro. O evento tem organização partilhada da Associação Roda de Coladeira, sediada em Luxemburgo, e da Associação Cabo-verdiana de Luta Contra o Cancro e conta com a colaboração dos artistas Mirri Lobo, Neusa de Pina, Tete Alinho e Mindela Soares e do grupo Ferro e Gaita. O show terá o acompanhamento da banda do guitarrista Manuel d’ Candinho.
A gala tem como patrono o Presidente da República José Maria Neves e está enquadrada na celebração dos 17 anos de existência da ACLCC. Segundo Rosy Santos, presidente da associação Roda de Coladeira, todo o valor arrecadado será aplicado em prol dos doentes oncológicos.
“Teremos dois momentos simbólicos muito importantes, que são os depoimentos de sobreviventes do cancro e a homenagem a antigos colaboradores da ACLCC”, enfatiza Rosy Santos, ela própria uma vencedora da luta contra o cancro e que irá falar da sua experiência.
Esta é a primeira parceria em C. Verde da Associação Roda de Coladeira, criada há cinco anos em Luxemburgo para promover a cultura cabo-verdiana. O organismo tem, no entanto, realizado iniciativas de carácter social, tendo feito uma angariação de fundos para o jardim infantil da zona do Iraque, em S. Vicente, e auxiliado a Associação de Estudantes Maienses em Portugal.
O espectáculo começa às 20.30 horas e terá 3 horas de duração. O ingresso custa mil escudos e todo o dinheiro arrecadado será para ajudar a ACLCC e os pacientes que lutam contra o cancro em C. Verde.