ARCS e Porto Solidário vão requalificar casas-de-banho do polivalente da Ribeira Bote 

A Associação Recreativa e Comunitária Crianças d’Soncente e a sua parceira Porto Solidário de Portugal uniram esforços para requalificar as casas-de-banho do polivalente da Ribeira Bote. Trata-se de uma infraestrutura de grande importância para esta comunidade, afirma Ronaldo “Ron” Santos, por isso a realização desta intervenção. 

Em declarações ao Mindelinsite, este responsável informa que vão remodelar as três casas-de-banho do polivalente, que se encontram muito degradadas e, em paralelo, durante a semana em que os parceiros da associação Porto Solidário vão estar em Cabo Verde – de 20 a 27 de janeiro -,  desenvolver atividades lúdicas, desportivas e educativas com as crianças. 

“Iremos iniciar atividades, em conjunto com o Porto Solidário, no dia 21, tendo em conta que o dia 20 é feriado. Queremos realizar os trabalhos de recuperação das casas-de-banho durante o período em que os representantes do Porto Solidário estarão aqui. Infelizmente, ainda estamos à procura de apoios para pagar a mão-de-obra.” 

Instado a precisar de que forma esta associação portuguesa está a apoiar a ARCS neste projecto, Ron Santos explica que adquiriram todos os materiais necessários para garantir a remodelação, enquanto a associação local tem a responsabilidade de angariar os recursos financeiros para pagar pelo trabalho.  “A presidente da Porto Solidário, Teresa Ponte, recolheu apoios em Portugal para a aquisição dos materiais, enquanto nós ficamos de angariar recursos aqui na ilha de São Vicente para assegurar a execução. Esperamos concluir esta remodelação com os representantes desta associação ainda aqui.”  

No que tange às atividades da ARCS, este líder comunitário informa que está à procura de um professor para orientar as crianças que frequentam a sede nos estudos. “Precisamos com urgência de uma pessoa para auxiliar no reforço escolar das crianças que são apoiadas pela nossa associação, em regime de voluntariado,” pontua, aproveitando para lançar um pedido de ajuda neste sentido, inclusive porque tem assumido  esta responsabilidade, mas, diz, a situação é insustentável porquanto tem outros encargos. 

De recordar que, durante a missão solidária realizada no ano passado, os membros da Porto Solidário levaram a cabo atividades lúdicas e pedagógicas, pintaram oito casas e promoveram formações sobre saúde sexual com as mães de Ribeira Bote/Ilha d’Madeira. 

Sair da versão mobile