Alunos aprendem a meditar: “Permite-nos relaxar o corpo e a mente, equilibrar energia e enfrentar o dia”

Introduzidos ao mundo da meditação, Leonardo Delgado, 16 anos, e Éder Graça, 15, reconhecem os efeitos positivos que essa prática passou a ter nos seus estados de espirito, principalmente quando executada logo de manhã.

Até o dia 5 de julho deste ano, estes dois alunos da escola secundária José Augusto Pinto só conheciam a palavra, mas meditar era algo fora dos seus hábitos diários. Tiveram o primeiro contacto com essa prática milenar no primeiro dia do campus de verão da Aminga. Foi sedução à primeira experiência.

“Foi uma experiência diferente porque a meditação permite-nos relaxar o corpo e a mente, prepararmos para o começo do dia. Muito importante para equilibrarmos a energia, principalmente quando começamos o dia mal dispostos”, explica Leonardo Delgado.

Este estudante do 10. ano reconhece que a meditação provocou mudanças positivas na sua vida. Uma das coisas importantes que aprendeu foi controlar a ansiedade através da respiração. “No primeiro dia estava muito nervoso, mas relaxei-me graças a meditação”, confessa o adolescente, que promete continuar a meditar todos os dias.

A meditação era também um “ilustre desconhecido” para o colega Éder Graça, que tinha apenas noções sobre o Yoga. No campus, Éder encontrou estas duas práticas fundidas numa só. Passou a ter aulas de Yoga e Meditação.

Durante a semana que durou o campus, ele e os colegas começavam o dia sempre com meditação. “A sensação é tão boa que nem queria sair dali. Sentimos o corpo e a mente mais relaxados, eliminamos a ansiedade e preparamo-nos para um dia positivo”, enfatiza. Segundo este jovem, o ambiente no campus passava a ser mais leve e colaborativo depois da meditação. “Ficamos mais calmos e abertos à convivência; permite-nos manter o foco no nosso objectivo, que era aprender”, frisa esse aluno do nono ano. 

Tal como Leonardo, Éder pretende continuar a meditar, pois aprendeu que esta prática pode ser feita ao longo da vida. 

Segundo o portal namu.com.br, o Yoga inclui a estabilidade interna, externa e mental. Já a Meditação compreende apenas a estabilidade mental, que pode ser obtida através do yoga. A Meditação permite que a fisiologia das células mude, já que passam a ser preenchidas por uma energia capaz de melhorar o seu funcionamento. É por isso, que adeptos do Yoga e Meditação se sentem mais alegres, entusiasmados e em paz.

Sair da versão mobile