O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef-Portugal e Unicef-Cabo Verde) entrega esta segunda-feira, 21 de dezembro, ao Ministério da Saúde, através do Programa Alargado de Vacinação (PAV), 20 mil doses de vacinas retrovírus e pneumocócica. As vacinas destinam-se à crianças com menos de 1 ano e grupos de risco.
Trata-se de uma doação no âmbito da parceria entre a Unicef em Portugal e Cabo Verde. O lote é constituído por 15 mil doses da vacina contra o rotavírus, destinadas às crianças menores de 1 ano, e 5 mil doses da vacina pneumocócica conjugada 13-valente (PCV13). destinadas às crianças em grupos de risco.
De acordo com o Ministério da Saúde, representam um reforço fundamental na proteção da saúde infantil, contribuindo para a prevenção de doenças graves como gastroenterite por rotavírus e infecções pneumocócicas invasivas (pneumonia, meningite e septicemia).
A tutela informa ainda que, com estas vacinas, vai reforçar o programa de vacinação, proteger as crianças, fortalecer o futuro de Cabo Verde e a reafirmar que a saúde é um direito fundamental para todos
A cerimónia de entrega das vacinas rotavírus para crianças e PCV13 para os grupos de risco acontece hoje, pelas 15 horas, na sala de reuniões o Ministério da Saúde e será presidida por Jorge Figueiredo.
