A Federação Cabo-verdiana de Andebol escolheu o técnico português Jorge Rito para comandar a seleção masculina da modalidade. O anúncio foi feito hoje pela FCA no Facebook, tendo adiantado que o treinador assume os tubarões-azuis com metas claras: garantir mais uma presença de Cabo Verde no Mundial de Andebol, buscar a qualificação para os Jogos Olímpicos de Paris 2024 e estar entre os cinco melhores países africanos.
Jorge Rito substitui o sérvio Obradovic, que liderou a seleção na última CAN e no mundial e, conforme a FCA, o técnico luso traz consigo um extenso percurso no mundo do andebol. “A sua formação em Educação Física e especialização em Andebol estabeleceram as bases para a sua carreira de sucesso”, afirma a FCA, acentuando que Rito teve uma carreira digna de nota na equipa do ABC de Braga. Ele que, adianta o organismo, começou como um treinador desconhecido em 1987 e progrediu até a equipa sénior, “onde deixou uma marca duradoura”.
A FCA destaca que o novo treinador conquistou vários títulos em Portugal, incluindo um bi-campeonato nacional com o ABC de Braga entre 2005 e 2007, tendo ainda conduzido esse clube a duas finais europeias, na Liga dos Campeões em 1994 e na Taça Challenge em 2004.
Enfatiza ainda que Jorge Rito passou pelo Benfica e trabalhou com jogadores cabo-verdianos, como Paulo Moreno, Flávio Fortes, Elledy Semedo e Ivo Santos.
A Federação Cabo-verdiana de Andebol diz depositar grandes expectativas na liderança de Jorge Rito e espera alcançar os objetivos traçados sob o seu comando.
O primeiro grande desafio da nova equipa técnica será o CAN, a ser disputado de 18 a 28 de janeiro de 2024 no Egipto. A seleção já tem calendarizado um estágio em Portugal, programado para decorrer de 29 de outubro a 4 de novembro, visando a prepação para a referida prova.