Desfile dos mandingas de Fonte Filipe animado e com boa moldura 

O primeiro desfile dos mandingas de Fonte Filipe, realizado no domingo, esteve animado e contou com um número expressivo de participantes, cumprindo assim as previsões do presidente da direcção do grupo, Jandir “Sass” Gomes, que, ao Mindelinsite, antecipava um corso alegre e com muito civismo. 

Depois de percorrer a zona de Fonte Filipe – Casa Nova, os mandingas passaram por Fonte Inês, Ribeirinha, Vila Nova, Lombo Tanque e regressaram ao estaleiro,  por volta das 19 horas. “De cara não podemos falar em novidades porque as coisas acontecem ao longo dos desfiles porque estamos a falar de uma festa espontânea. Esperamos que as pessoas apareçam em bom número, mantendo a toada dos últimos anos,” explicou o presidente

“Sass” mostra-se igualmente expectante em relação às pessoas que normalmente vêm da diáspora e que já manifestaram a sua intenção de aderir aos desfiles. “Fomos contactados por pessoas dos Estados Unidos e de Portugal, que prometeram participar dos nossos desfiles a partir da terceira semana de mandinga, altura que chegam em S. Vicente.” 

Quanto aos equipamentos, este responsável garante que o grupo adquiriu novos instrumentos, com fundos próprios, para reforçar a sua percussão. Aproveitou, aliás, para lamentar os apoios, que são sobretudo institucionais e de alguma empresa isolada. “Infelizmente, esses apoios aparecem muito tarde, o que nos obriga a suportar os custos iniciais, que provêm de fundos próprios, de pessoas amigas e da diáspora.”

Depois dos desfiles, a direção realiza um convívio ou “tralha” para arrecadação de fundos, das 19 às 23 horas que, somado aos restantes apoios, permite ao grupo honrar a tradição de oferecer um almoço aos mandingas antes do desfile e um lanche no regresso ao estaleiro. “A entrada é gratuita, mas as pessoas pagam o consumo. É uma iniciativa da direcção e visa garantir algum suporte financeiro aos mandingas, sobretudo para custear a reparação e novos equipamentos.”

A nível de gestão, Sass garante que a direção se mantém compacta, com apenas duas entradas devido a emigração de dois integrantes. Este destacou ainda o forte apoio, a vários níveis, dos moradores de Fonte Filipe/Casa Nova. 

Sair da versão mobile