Por: Américo Medina
Antes de dizer o que o Estado vai fazer em termos de indemnização e pensões , o PM deveria dizer o que vai fazer para apurar as responsabilidades criminais e políticas para essas mortes de forma tão brutal e inglória!
Vamos fazer o luto, vamos observar o nojo…(!) a seguir, sim, vamos ter que tratar dessas implicações e responsabilidades várias: materiais, morais, técnicas, criminais e políticas. Com a generosidade que caracteriza os mancebos de verde-oliva, os nossos filhos entregaram-se nas mãos da Pátria que, numa missão de paz, não os soube proteger.
Quando projectados em qualquer missão, para um dado teatro de operações, os militares têm critérios para se porem em marcha! Independentemente do meio que vai ser utilizado, há critérios, procedimentos, regras que devem ser observados, visando a segurança, a integridade do grupo e o sucesso da missão!
Uma esquadra, um pelotão não se põe em movimento de qualquer forma: quem fazia o enquadramento (?); onde estava (?) ; quem ía ao volante (?); qual o ritmo da marcha e quem o definiu (?); quem decidiu por esse tipo de transporte, com que critérios e fundamentos ?
Nas FA’s de qualquer país existe um “Manual de Transporte” que estabelece critérios, normas, princípios, condições em que o transporte dos militares deve ser feito ! É princípio geral que as FA’s devem utilizar seus meios orgânicos de transporte para atenderem as suas atividades operativas, administrativas, de formação e mesmo em situações de auxílio às autoridades civis em caso de calamidade pública!
O que foi que correu mal Sr. PM?
Num incêndio sem perdas de vidas, temos 9 fatalidades do lado dos “socorristas”: uma por falta de equipamento de proteção adequado, outras 8 (militares ao serviço da Pátria ) por causa de um brutal acidente! Um balanço demasiado trágico que nos interpela profundamente, choca e perturba!
E na primeira oportunidade vem o Sr PM falar-nos de pensões, antes de entendermos e assimilarmos tamanha tragédia? Ainda os corpos destes generosos e imberbes mancebos estão quentes, o luto por fazer, o nojo mais à frente e o Sr PM vem falar-nos de $$$$??!
Antes de dizer o que o Estado vai fazer em termos de indemnização e pensões o PM deveria dizer o que vai fazer para apurar as responsabilidades criminais e políticas para essas mortes de forma tão brutal e inglória!