Ideia do “Festival da Limpeza” está a ganhar terreno em S. Vicente, segundo proponente Orlando Lima

O jornalista Orlando Lima desafiou a população de S. Vicente, em jeito de proposta, a “celebrar” neste fim-de-semana o “Festival da Limpeza”. A sugestão é aproveitar os dias que seriam mais intensos do evento cultural na Baía das Gatas, e que certamente iria amontoar milhares de pessoas na praia, e mobilizar essa força humana na limpeza das ruas cobertas de lama pela enxurrada.

“Tendo em conta a situação que enfrentamos porque não fazermos esta grande campanha de limpeza e de solidariedade?!”, comenta o presidente do Observatório da Cidadania Activa, cuja ideia, diz, está a ser apoiada por muitos internautas dentro e fora de Cabo Verde.

Orlando Dias esclarece que se trata de uma iniciativa espontânea e não uma ação coordenada por um núcleo. Acentua que o objectivo é cada um agir por conta própria para ajudar a resgatar a ilha de S. Vicente. As autoridades, diz, estão fazendo a sua parte, mas precisam do apoio de toda a gente porque os desafios são muitos e em toda a parte.

Tendo em conta a resposta dada até agora pela sociedade civil, Lima acredita que a iniciativa terá um forte incentivo em toda a população. Até ao momento, diz, pessoas amigas na zona do Madeiralzim e algumas instituições já mostraram disponibilidade em aderir à causa. Orlando Lima relembra que há previsão de mais chuva pelo que será preciso limpar e desobstruir as vias o quanto antes.

Sair da versão mobile