Filho de S. Nicolau, António “Titoi” Duarte completa um século de vida

Nascido em S. Nicolau, Titoi conheceu a Igreja do Nazareno na ilha Brava e fixou residência definitiva em S. Vicente, onde celebra os seus 100 anos de vida.

Por: João Duarte (filho)

António Domingos Duarte nasceu a 16 de dezembro de 1923 na localidade de Queimadas, ilha de S. Nicolau, onde concluiu o antigo segundo grau do ensino primário elementar em 1936. Devido as condições da sua ilha natal, deixou S. Nicolau em 1941 para se juntar aos irmãos mais velhos, já residentes na ilha do Sal.

No ano 1959 viajou para a ilha Brava para uma cirurgia oftalmológica, ficando ali por alguns meses. Na bonita ilha das flores, berço da Igreja do Nazareno em Cabo Verde, teve o seu primeiro contacto com esta Igreja, tendo abraçado a fé cristã, permanecendo firme até hoje.

Foi casado por mais de sessenta anos com Júlia Antónia Almeida Duarte, já falecida. É pai de seis filhos, sendo quatro rapazes e duas meninas. Deus o abençoou com três noras, um genro, doze netos e três bisnetos. 

Na trajectória da sua longa vida, escolheu a ilha de S. Vicente para fixar residência com a família, na localidade de Chã de Alecrim. Soube cativar a população, onde granjeou muitos amigos e o respeito de todos. Exerceu várias funções em prol do desenvolvimento da localidade.

Trabalhou sempre no ramo de comércio até a sua aposentação em 1989, sendo a maior parte da sua atividade profissional exercida nas casas comerciais de António Duarte Almeida Júnior e de Domingos António Duarte.

É membro da Igreja do Nazareno há mais de sessenta anos. O seu contributo a nível da organização foi marcante, quer a nível local, quer a nível nacional, nas várias funções que exerceu na liderança.

Hoje, não obstante, a sua idade e algumas dificuldades de locomoção, continua lúcido, firme e com saúde.

Sair da versão mobile