Nuías Silva
“É com grande entusiasmo e um profundo sentido de responsabilidade que me dirijo a vós, neste momento crucial do Partido e de Cabo Verde, para anunciar a minha candidatura à Presidência do PAICV. Tenho um longo percurso no PAICV. “
Caros e caras camaradas militantes, simpatizantes, amigos e amigas do PAICV,
Desde muito jovem que ingressei nas fileiras da Juventude do PAICV (JPAI), onde exerci as funções de Presidente. Percorri todos os escalões do Partido, de militante de base a Vice-Presidente, passando por todas as estruturas do Partido.
Ao longo dessa trajetória, pude aprender com os mais velhos e os da minha geração, absorvi a cultura, os princípios e valores do Partido. Conheço bem a sua organização e funcionamento, os seus militantes e estruturas, de Santo Antão à Brava, passando pela Diáspora. Tenho também uma rica experiência de gestão pública e privada, e mais recentemente na gestão autárquica, que assumi sempre com empenho e favorecimento do trabalho em equipa e da inovação.
Porém, mais do que uma candidatura individual, trata-se de um projeto comum que resulta de um longo processo de maturação com o envolvimento de capacidades partidárias de todas as gerações, numa perspetiva de inclusão e de longo prazo, com as diferentes contribuições e experiências de que o PAICV é rico.
Aceitei esse desafio porque Cabo Verde precisa de um novo rumo, de uma liderança visionária e estratega, que restitua a esperança e devolva às cabo-verdianas e aos cabo-verdianos a confiança na Democracia, no Estado de Direito, nas instituições públicas, no futuro do país. Precisamos construir uma nova ambição para Cabo Verde, numa era de grandes incertezas e instabilidade a nível internacional, para sermos resilientes e, com inteligência, nos adaptarmos aos novos tempos.
Em diálogo com a sociedade podemos construir um Cabo Verde no qual cada cabo-verdiana e cada cabo-verdiano tenha oportunidade de realizar o seu projeto de vida. Precisamos de respostas concretas para os problemas que afligem as pessoas e que condicionam ou impedem, 50 anos após a
Independência Nacional, um quotidiano de mais bem-estar, inclusão e justiça social, tal como prosseguido desde o início da gesta libertadora por Amílcar Cabral e seus camaradas.
Acredito que o PAICV tem hoje no seu seio as capacidades e a experiência necessárias para enfrentar com
sucesso tais desafios e problemas, como já o fez no passado e como é reconhecido pelos nossos concidadãos. Precisamos, entretanto, de uma liderança que una o Partido e reforce a sua projeção como portador de novas esperanças para Cabo Verde, capaz de convencer e de mobilizar a sociedade cabo-verdiana, para governar de novo o país rumo ao desenvolvimento, com prosperidade para todas e todos!
Pretendo um Partido aberto, em diálogo permanente com a sociedade, construtor de consensos. Quero um Partido que trabalhe, lado a lado, com a sociedade civil e os cidadãos, que ouça as demandas do país inteiro e da nossa diáspora e que promova a coesão territorial e a inclusão de todos, sem exceções. Almejo um Partido, ancorado fortemente nos princípios e valores que o caracterizam. Um Partido com estruturas fortes e onde o diálogo interno e o respeito mútuo imperem.
Hoje, mais do que nunca, precisamos estar unidos para termos um Partido mais forte. Só unidos e coesos podemos vencer os desafios que o país tem pela frente. Para tanto, é preciso uma liderança que saiba ouvir, inclusiva, que dê vez e voz a todas e a todos, nas ilhas e na Diáspora. Acredito que a minha candidatura, baseada numa liderança de vários rostos e com um propósito claramente inter-geracional, pode contribuir para essa união.
Perante o estado atual do país, o PAICV é o portador de novas esperanças para Cabo Verde. Conto com cada um de vocês para construirmos, juntos, um partido ancorado nos valores da esquerda democrática, em conformidade com a sua Declaração de Princípios, um partido mais forte, mais dialogante e mais preparado para enfrentar os desafios do futuro.
Juntos podemos traçar um novo rumo para Cabo Verde. Um abraço amigo e solidário.
*Candidato à Liderança do PAICV.