O grupo carnavalesco Cruzeiros do Norte lançou esta semana um canal oficial de televisão em UHF, para transmitir os preparativos do desfile. A ideia, para o idealizador do projeto, José Carlos Ganeto, é difundir a mensagem do grupo e desta forma atrair e fidelizar os foliões.
“Percebemos que muitos foliões, ao longo do tempo, afastaram do grupo. Este é um meio que encontramos para chegar até eles e trazê-los de volta”, explica José Carlos Ganeto, o objetivo principal traçado com este projecto.
Após apresentar a ideia ao presidente da Cruzeiro, Jailson Juff, que por sua vez a fez chegar à direção do grupo, este parecer positivo e o total suporte desta agremiação e assim pôde concretizar “este sonho”. Ainda em experiência, a transmissão que cobre a Zona Norte, pretende mostrar a união entre os foliões do grémio carnavalesco das zonas de Cruz João Évora e arredores, como Espia e Fonte Inês, onde também o sinal chega.
Ganeto admite, por enquanto, que não pretender expandir a transmissão para outras zonas para manter o foco no público idealizado. A Televisão do Cruzeiros do Norte irá funcionar o ano todo e não se restringir apenas ao carnaval. Outras informações da comunidade e arredores farão parte da programação, pelas sintonias 503 MHz e 443 MHz.
O grupo carnavalesco Cruzeiros do Norte assume o financiamento da estação, que conta com uma equipa reduzida, constituída por um responsável de imagem, uma jornalista e apoios voluntários esporádicos.
Sidneia Newton (Estagiária)