Três alunos de Jiu-jitsu graduados no Mindelo pelo prof. Sérgio Vita

Três alunos da escola Icon Jiu-Jitsu do Mindelo serão graduados esta semana pelo professor Sérgio Vita, nesta que é a quarta deslocação desse mestre brasileiro desde Agosto de 2017, no âmbito de um programa de estágios e lançamento das bases dessa arte marcial em S. Vicente. Os atletas, inscritos assíduos do referido dojo, vão receber o cinto azul, um reconhecimento e incentivo para continuarem a sua dedicação a esse desporto que ainda é praticado por um número residual de adeptos na cidade do Mindelo.

“A evolução técnica dos alunos tem sido visível. Há alguns talentos natos, jovens que levam jeito e aprendem as técnicas com facilidade”, considera o professor Sérgio Vita, que trouxe exercícios novos e treinos mais intensivos para este estágio, tendo em conta o crescimento técnico dos destinatários. Além disso veio acompanhado de sete dos seus alunos da sua escola em Portugal, que mostraram interesse em conhecer Cabo Verde e travar amizade com praticantes do Jiu-Jitsu em S. Vicente. “Outros ficaram com vontade também de vir, mas não puderam devido a compromissos diversos. Mas isto é bom sinal porque o Jiu-jitsu é também a arte do respeito mútuo e da amizade.”

Sérgio Vita com alunos da escola Icon Jiu-Jitsu do Mindelo no ano passado

Segundo Nuno Mões, responsável da Icon Jiu-jitsu do Mindelo, as sucessivas deslocações do professor Sérgio Vita a S. Vicente têm possibilitado o crescimento técnico dos alunos, o reforço dos conhecimentos filosóficos sobre essa arte marcial e a credibilizar a própria escola. “Ele é um professor reconhecido a nível internacional e tem-nos proporcionado uma base de apoio credível. Não basta abrir uma escola de Jiu-jitsu sem dispormos de um suporte dessa envergadura”, comenta Mões, que não esconde a sua satisfação pelo facto de Sérgio Vita vir acompanhado de sete alunos. Para ele, a presença desse grupo irá permitir treinos mais intensos e proveitosos, além de abrir espaço para o surgimento de novas amizades.

O plano da Icon Jiu-jitsu do Mindelo é aproveitar as formações com Vita e criar uma equipa técnica para suportar o funcionamento da escola. Neste momento, apenas quinze alunos estão inscritos, mas esse número não incomoda Nuno Mões. Para ele, as coisas vão evoluir naturalmente e com qualidade.

Sérgio Vita chegou à cidade do Mindelo no dia 8 e regressa a Portugal, onde tem a sua escola, no dia 19 de Maio. Cinto negro, graduação alcançado em 2001, é professor há vários anos. Conheceu Nuno Mões há coisa de cinco anos e desde 2017 que estão a desenvolver essa parceria.

KzB

Sair da versão mobile