Começa amanhã em S. Vicente a formação Campeões na Vida, que visa capacitar treinadores e treinadoras de desportos de combate e artes marciais para usarem o desporto como prevenção à criminalidade e actos de violência. O programa, que cumpre a segunda edição em Cabo Verde, resulta de uma parceria entre o Comité Olímpico Cabo-verdiano e a ONG brasileira Luta pela Paz.
A formação, como informa o COC, vai decorrer de 16 a 19 de abril na Faculdade de Educação e Desporto da UNICV com oficinas teóricas e práticas baseadas na metodologia de Desporto para o desenvolvimento da Luta pela Paz. Depois do Mindelo, será a vez de capacitar técnicos no Município da Assomada, de 22 a 25 de abril. No total, o programa vai formar 20 treinadores e treinadoras dos desportos de combate.
A primeira edição Campeões na Vida 1.0 teve início na Cidade da Praia em 2022 e depois passou pelas ilhas do Sal e Boa Vista em 2023. Possibilitou a formação de 20 treinadores das modalidades de Boxe, Judo, Taekwondo e Karaté. A organização Luta pela Paz, fundada no Rio de Janeiro nos anos 2000, trabalha com comunidades afetadas pela desigualdade e violência em mais de 20 países, com o objetivo de desenvolver e contribuir para a construção de sociedades seguras e inclusivas.