A terceira edição do torneio de futsal “Amdjer d’nôs Terra” foi alargado a todas as ilhas de Barlavento e vai reunir um total de 150 atletas. Infelizmente, segundo Carlos Ribeiro, a participação internacional não vai se concretizar por questões logísticas e financeiras. Mas, para enriquecer o programa, haverá uma forte vertente solidaria, com a realização de uma feira de saúde, cerca de 100 exames de citologias para mulheres carenciadas, de entre outras atividades.
O torneio estrutura-se em dois grupos, constituído por três equipas cada, provenientes das ilhas de Santo Antão, S. Vicente, São Nicolau, Sal e Boa Vista e vai decorrer de 21 a 26 do corrente mês, no Polivalente “Piscinão”. Na ausência da equipa internacional, a organização recorreu a um plano B, que resulta de uma seleção formada nas universidades sediadas em S. Vicente e Escola de Futebol Nuno Rocha. “Teremos uma fase de grupo, com jogos todos contra-todos, meias-finais e final”, explicou Ribeiro, para quem este é um torneio que traz benefícios para as participantes e o comercio da ilha.
“Vamos trazer as caravanas e todas receberam equipamentos. Iremos premiar ainda a Melhor Jogadora, Melhor Guarda-redes e Melhor Marcadora com cartas de condução, na sua ilha de residência. Este ano vamos focar na questão da saúde mental para isso vamos realizar várias atividades, incluindo uma feira de saúde, que inicia no dia 16 e vai até o dia 23. No último dia teremos três eventos em simultâneo na Praça D. Luís: feiras de empreendedorismo, profissões e saúde. Serão precedidas de um desfile de todas as modalidades, devidamente equipados e com bandeiras”, detalha.
O desfile, prossegue Carlos Ribeiro, contará com a participação dos clubes e associações desportivas e de algumas instituições, entre os quais a Delegacia de Saude de São Vicente. “Teremos um pouco de hipismo, com os cavalos a transportarem as principais bandeiras, no caso de Cabo Verde, de São Vicente e da Região Tour. As equipas estarão equipadas e teremos também empresas patrocinadoras, estas últimas como forma de agradecer e aproximar as modalidades”, pontua.
Feira de Saúde
Na parte da Saúde, a organização deste torneio vai incidir na saúde e no bem-estar das mulheres. Neste sentido, a realização de exames de citologias para atletas e para mulheres carenciadas, numa parceria com a Liga Contra Câncer e algumas clinicas de São Vicente e a feira de saúde, onde farão consultas ginecológicas, rastreio de diabetes, medição de tensão arterial, glicemia, freqüência cardíaca e despiste de HIV. Está prevista ainda uma forte presença de psicólogos de São Vicente e ligados a associação A Ponte, tendo em conta que 2024 foi declarado o “Ano da Saúde Mental.”
Na sequência do desfiles, as pessoas devem dirigir para a Praça Dom Luis, com gêneros não perecíveis e vestuário, que serão doados ao Centro de Apoio a Doentes Mentais, na Vila Nova. “Do nosso programa consta ainda um conjunto de palestras, em parceria com a Biosfera, SportMidia e Elite Verde, algumas atividades culturais, entre os quais um baile com os Kings, no dia 23”, acrescenta, lamentando os fracos apoios conseguidos, nomeadamente do IDJ, Frescomar e de padarias de S. Vicente.
“Estamos a aguardar, cheios de expetativa, uma resposta da Câmara de S. Vicente, sendo ela a maior instituição publica da ilha. Esta é uma atividade eclética. Temos desporto, Saúde, formação, turismo e empoderamento de mulheres. Ou seja, este torneio de futsal tem tudo o que uma estrutura social deve promover. Pensamos que não somente a CMSV, mas outras empresas e instituições deveriam analisar e ver como podem ajudar. Não precisamos de muito, mas sim de pouco de muitas instituições.”
No dia 27, relata Carlos Ribeiro, a Região Tour participa como convidada em um desfile por artérias do Mindelo, promovida por algumas instituições e em uma palestra realizada pela Liga Contra Câncer em um dos hotéis da cidade. O programa prevê ainda a realização de um jogo entre a seleção de veteranas, com participação da Madrinha do Torneio, Antónia “Tanhuca” do Rosário, de 65 anos, e uma outra formada por atletas das instituições de Saúde, Segurança, Forças Armadas e Proteção Civil.
De referir que este torneio de futsal “Amdjer d’nôs Terra”, que já vai na sua terceira edição, padrinho o selecionador nacional de futebol Bubista. Todas as equipas participantes receberão equipamentos.