O Governo concedeu tolerância de ponto para amanhã, segunda-feira, 18, para que os os residentes na ilha de Santiago possam ir ao Estádio Nacional, na cidade da Praia, ver o jogo da seleção de Cabo Verde contra a sua congénere do Moçambique. A partida conta para a segunda jornada de qualificação para o CAN – Campeonato Africano das Nações 2021.
Trata-se de uma resolução emanada do Conselho de Ministros, de 16 de Novembro. Nela, o Governo justifica a tolerância de ponto “atendendo que o jogo da Seleção de todos nós realiza-se na ilha de Santiago”, por forma a permitir os cabo-verdianos residentes nesta ilha a tomarem parte e apoiarem a seleção no desafio contra Moçambique.
Assim, de acordo com a resolução n. 143/2019, “É concedida tolerância de ponto aos funcionários do Estado, dos Instituto Públicos e das Autarquias Locais, na ilha de Santiago, durante o período de tarde, do dia 18, segunda-feira”, lê-se no Boletim Oficial n.115, I Série, de sábado, 16 de Novembro.
Não são abrangidos pela tolerância de ponto as Forças Armadas, Polícia Nacional, Polícia Judiciária, os estabelecimentos de saúde, guardas prisionais, vigilantes e os serviços que trabalham em regime ininterrupto, cuja presença é imprescindível. O custo dos bilhetes varia entre os 500 escudos tribuna, 200 escudos bancada Este e 100 escudos atrás das balizas.
A realização deste jogo da seleção de Cabo Verde no Estádio Nacional levanta, uma vez mais, a questão da exclusão das restantes ilhas, o que justifica, até certo ponto, o fraco apoio que os Tubarões Azúis têm granjeado fora da ilha de Santiago.