O Mindelense e Sanjoanense dividiram os pontos no estádio do Porto Novo, com um empate a uma bola na primeira partida do nacional de futebol. Os golos foram marcados na segunda parte, primeiro pela equipa da casa logo aos 30 segundos, por intermédio de Daiuca, depois o empate dos “encarnados” concretizado por Kulay, 22 minutos mais tarde.
Perante um estádio repleto de adeptos eufóricos, a partida foi dominada, fundamentalmente no segundo tempo, pelos leões vermelhos, que tiveram de reagir à vantagem da formação adversária. À procura do empate, o Mindelense obrigou Sanjoanense a recuar para o sector defensivo. Os campeões de S. Vicente tiveram várias oportunidades de golo, mas hora encontravam a resistência dos defensores dos campeões de Santo Antão Sul, com ênfase para o guarda-redes, hora faziam disparos de longe, mas sem perigo. Mesmo assim, o Mindelense levou a bola por duas vezes ao poste da baliza contrária.
O Sanjoanense, por seu turno, adoptou como estratégia a defesa em bloco e saídas em contra-ataques. A equipa da casa, bastante apoiada pelo seu público, teve também uma oportunidade desperdiçada dentro da grande área encarnada nos minutos finais, na sequência de um cruzamento e que podia terminar no fundo da baliza encarnada com um cabeceamento bem executado.
Segundo o técnico-adjunto, Sanjoanense sabia que seria uma partida difícil. “Numa prova destas é preciso lutar pelos pontos. Quisemos ganhar, mas não foi possível. Acabamos por conquistar um ponto, agora é preparar para o próximo embate”, disse Eri às antenas da RCV.
Por seu turno, Miki, treinador-principal do CS Mindelense, foi categórico nas críticas tanto à equipa adversária quanto à arbitragem. “É de lamentar a triste figura de Sanjoanense. Horrível. Uma equipa tricampeã de Santo Antão Sul a fazer antijogo do início ao fim, com os jogadores a ficarem deitados no chão…”, exclamou o técnico do Mindelense, que apontou também a bateria ao juiz da partida. Nas suas palavras, o árbitro não teve coragem para dar 20 minutos de compensação pelas paragens havidas, a sua prestação foi péssima e estragou o espectáculo. Miki reconhece que Mindelense perdeu muitas ocasiões flagrantes de golo, mas assegura que o clube continua na luta e vai se preparar para os restantes cinco jogos.
As três partidas disputadas hoje, a fechar a primeira jornada, terminaram todas empatadas. No Sal, as equipas da Palmeira e Sal-Rei fecharam o jogo sem golos, o mesmo cenário aconteceu em Santiago, no confronto entre Académica da Praia e Scorpion. Ontem, Ultramarina venceu Botafogo (1×0) e Boavista da Praia (campeão em título) perdeu com Paulense pelo mesmo resultado.
A segunda jornada reserva as seguintes partidas: Botafogo x Palmeira, Sal Rei x Académica da Praia, Scorpion x Boavista da Praia, Paulense x Sanjoanense e Mindelense x Ultramarina.