Salamansa recebe corrida de cavalos por ocasião da Festa de Santa Cruz

A vila piscatória de Salamansa recebe esta quarta-feira, 01 de maio, uma corrida de cavalos, por ocasião da Festa de Santa Cruz, que leva uma movimentação diferente para esta comunidade, com festas, jogos e vendas. A festa abre a temporada de romaria na ilha de São Vicente. Participam nesta corrida nove cavalos, dois de São Nicolau, um de Boa Vista e os restantes de S. Vicente 

De acordo com Nídia Araújo, a corrida de cavalos integra o programa de atividades preparada por uma Comissão Organizadora para assinalar esta efeméride em Salamansa. Mas a corrida também consta do plano de atividades da Associação Hípica de São Vicente. “Vimos esta festa de romaria como uma oportunidade de fazer uma corrida. Entramos então em contacto com a organização da festa e fizemos uma proposta de integrar o programa, que incluiu várias atividades.”

Desde então, prossegue, estão a trabalhar em conjunto para concretizar esta corrida de cavalo, que vai acontecer pela primeira vez na comunidade de Salamansa por ocasião da Festa de Santa Cruz. “Inclusive, tivemos de fazer uma pista de corrida de raiz na praia de Salamansa. É a primeira vez que esta comunidade vai receber uma corrida de cavalo. Tradicionalmente, faziam corridas de bote, de estafetas, torneios de bisca, uril, damas, futebol e futebolim entre outros.”

O programa comemorativo das Festas de Santa Cruz arrancou há vários dias, e vai culminar no próximo dia 03 de maio, com entrega dos troféus das competições e atuação de artistas da comunidade. “Optamos por fazer a corrida de cavalo no dia 01 por ser feriado e assim permitir a deslocação de mais pessoas para testemunhar a prova. Prometemos um belo espetáculo.”

A par do programa desportivo, a Festa de Santa Cruz tem a forte vertente religiosa, que arrancou desde o dia 24 com adoração do Santíssimo e confissão. No dia 26 foi realizada uma conversa aberta sobre o tema “A fé nos momentos de sofrimento e da Cruz”, seguido de confraternização e animação no dia 28, com feira e jogos, visando angariar fundos para apoiar os mais carenciados de Salamansa. 

Para amanhã, está agendada também a tradicional procissão de botes. No dia 02, a comunidade reune para ornamentar a capela e para participar na processo de velas. No dia 03, dia de Santa Cruz, haverá missa solene, benção das peixeiras, dos pescadores e dos respectivos materiais de faina. 

Sair da versão mobile