A ilha de S. Vicente conquistou dois títulos nacionais e um de vice-campeão na Taça de Cabo Verde de Body Building e Fitness disputado domingo na cidade da Praia. Representada pelos campeões regionais Bana, Rilda e Iguer, os dois primeiros venceram nas categorias Body Building masculino e Women’s Wellness – feminino -, enquanto Iguer ficou em segundo lugar em Men’s Classic Physique.
Para Bana e Iguer, o resultado espelha a qualidade do trabalho desenvolvido na cidade do Mindelo no domínio do fisiculturismo. Na opinião de Iguer Castro, campeão absoluto de S. Vicente em peso pesado, a sua prestação foi ótima. No entanto, este não concordou com a decisão do júri. “Sinto que fui injustiçado. A própria plateia estava a torcer por mim. De qualquer modo é continuar a trabalhar”, comenta Iguer Castro, que disputou o troféu com quatro concorrentes de Santiago e um da Boa Vista. A prova foi vencida por Valdir Gomes, um dos atletas de Santiago.
Inicialmente Bana iria competir num grupo com apenas 3 inscritos. Mas, como explica, apareceram mais dois concorrentes que foram incluídos na prova. Mesmo assim, esse campeão de peso médio de S. Vicente não sentiu dificuldades em conquistar a preferência dos jurados no concurso de Body Building (culturismo). Este explica que, apesar de ter treinado sem muita pressão, conseguiu uma definição melhor da sua musculatura. “Estou muito melhor em termos físicos neste momento. Para mim foi mais um concurso, algo normal”, comentou Bana, que alcança mais um troféu, talvez o mais importante da sua carreira, aos 52 anos de idade. Ele que não pensa parar por aqui.
O trio que representou S. Vicente na Taça de Cabo Verde foi o mesmo que se destacou na primeira edição do torneio Miss e Mister Fitness S. Vicente, organizado pelo ginásio Malu Gym. Presente na cidade da Praia para acompanhar o concurso, o proprietário e treinador Marlon considera que S. Vicente obteve um resultado bastante positivo. Para ele, os três atletas estão em boa condição física e mereceram o destaque alcançado. “Se viessem mais competidores de S. Vicente acredito que poderíamos ir ainda mais longe”, diz Marlon, que pretende realizar a segunda edição do Miss e Mister Fitness S. Vicente no próximo mês de Abril, com o apoio da Federação Cabo-verdiana de Halterofilismo. O objectivo é que os campeões regionais passem a ficar classificados para as provas nacionais.
Organizada pela FECAH – federação de halterofilismo, a Taça de Cabo Verde aconteceu ontem na cidade da Praia, nas categorias Body Building, Men’s Classic Physique, Men’s Physique, Women’s Wellness e Women’s Bikini Fitness.
O título nacional na categoria Wellness feminino ficou nas mãos de Rilda do Rosário, campeã de S. Vicente, que competiu com duas adversárias de Santiago.