S. Vicente apresenta candidatura para ser palco do nacional de andebol masculino

A região desportiva de S. Vicente formalizou anteontem a sua candidatura junto da Federação Cabo-verdiana de Andebol para acolher o campeonato nacional da modalidade desta época, no escalão masculino. No pedido, a ARASV argumenta que há vários anos que a cidade do Mindelo não é palco da prova masculina e alega ainda interesses financeiros da própria FCA em optar por S. Vicente. “É preciso levar em conta que S. Vicente vai apresentar duas equipas no nacional masculino, pelo facto de o Atlético do Mindelo ser o clube detentor do título. Além disso, a federação vai fazer poupanças consideráveis com a deslocação das equipas campeãs de Santo Antão e de S. Nicolau, que podem vir de barco”, salienta Luis Fortes, presidente da Associação de Andebol de S. Vicente.

Uma outra razão que estará a estimular a candidatura da ARASV é o facto de Cabo Verde organizar este ano o Campeonato Africano de Clubes Campeões em masculino e feminino. Um prémio que certamente vai aumentar a qualidade dos jogos nas provas nacionais e proporcionar uma experiência única às equipas representantes de Cabo Verde.

Até este momento, S. Vicente é a única região desportiva a tomar essa iniciativa. Segundo Nelson Martins, presidente da FCA, a federação concedeu um prazo até 10 de Junho para as associações regionais manifestarem o seu interesse em acolher as provas nacionais, pelo que está a aguardar a entrada das candidaturas. “Estamos a aguardar para depois decidir onde as provas nacionais irão decorrer. Iremos tomar em devida conta a questão do custo, mas também a capacidade de alojamento das caravanas”, realça Martins.

Segundo este dirigente federativo, é dado assente que Cabo Verde vai organizar o campeonato africano a nível de clubes em masculino e feminino. Aproveita entretanto para informar que a prova irá decorrer de 4 a 13 de Outubro na ilha de Santiago, em vez de 17 a 26 desse mês, como foi anunciado antes. A federação aguarda no entanto informações da CAHB para saber quais os países que estarão presentes na competição.

KzB

Sair da versão mobile