Cabo Verde ficou no Grupo D de qualificação para o Mundial 2026 junto com Camarões, Angola, Líbia, Eswatini e Ilhas Maurícias, assim ditou o sorteio realizado quinta-feira na Costa do Marfim, pela Confederação Africana de Futebol. A fase final do Mundial de Futebol vai ser disputada de 8 de junho a 19 de julho, nos Estados Unidos da América, Canadá e México.
De acordo com um comunicado divulgado pela Federação Cabo-verdiana de Futebol, o primeiro lugar de cada grupo qualifica-se automaticamente para o Mundial, após confrontos de todos contra todos, a duas mãos.“Os quatro melhores segundos classificados, dos nove grupo, vão disputar um play-off para completar o lote de 10 nações africanas que irão ao Mundial”, refere, lembrando que, no caso de Cabo Verde, Grupo D, vai jogar contra as selecções dos Camarões, Angola, Líbia, Eswatini e Maurícias.
Pela primeira vez na história o mundial contará com 48 seleções, com o aumento de cinco para nove as representações dos países africanos. Para o apuramento destas, os 55 países de África foram divididos em nove grupos de seis seleções, sendo que os primeiros lugares classificam automaticamente.
Os quatro melhores segundos lugares terão ainda disputar uma ‘final-four’ para decidir qual seleção segue para uma repescagem intercontinental. Conforme os resultados, poderá aumentar para uma dezena de país africanos no Mundial. O calendário dos jogos das eliminatórias revela que os jogos de qualificacao arrancam em novembro deste ano e terminam em outubro de 2025. Cada seleção disputará uma dezena de jornadas, com um jogo em casa e um fora.
Grupos de apuramento na regiao africana:
Grupo:A: Egito, Burkina Faso, Guiné-Bissau, Serra Leoa, Etiópia , Djibouti;
Grupo B: Senegal, República Democrática do Congo, Mauritânia, Togo, Sudão, Sudão do Sul;
Grupo C: Nigéria, África do Sul, Benim, Zimbabué, Ruanda, Lesotho;
Grupo D: Camarões, Cabo Verde, Angola, Líbia, Eswatini, ilhas Maurícias;
Gripo E: Marrocos, Zãmbia, Congo, Tanzânia, Níger, Eritrea;
Grupo F: Costa do Marfim, Gabão, Quénia, Gâmbia, Burundi, Seychelles;
Grupo G: Argélia, Guiné, Uganda, Moçambique, Botswana, Somália;
Grupo H: Tunísia, Guiné Equatorial, Namíbia, Malawi, Libéria, São Tomé e Príncipe;
Grupo I: Mali, Gana, Madagáscar, República Centro Africana, Comoros e Chade.
C/Inforpress